×
Loading ...

Como saber o sexo de uma tarântula

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As tarântulas são grandes aranhas que existem em várias partes do mundo e podem virar animais de estimação interessantes. Embora elas não gostem de ser manuseadas ou acariciadas, observar uma tarântula interagir com seu habitat pode ser fascinante. Muitas pessoas podem desejar saber mais sobre seu animal, e perguntar-se sobre seu sexo. Outros podem preferir cruza-los. Tarântulas criadas em cativeiro são normalmente muito mais dóceis do que as selvagens. Há muitos tipos de tarântulas, mas todos possuem marcações de gênero similares. Alguns são mais aparentes que outros, porém, exigindo exames cautelosos e pesquisa.

Instruções

É geralmente mais fácil determinar o gênero de uma tarântula mais velha (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Considere a idade da tarântula. Tarântulas fêmeas vivem muito mais do que os machos. Por exemplo, os machos de dedos rosa vivem por no máximo quatro anos, enquanto suas fêmeas podem viver por 12 anos ou mais. Então, se você possuir uma aranha que vive por mais tempo do que o máximo esperado para machos de sua espécie, ela provavelmente é fêmea.

    Loading...
  2. Avalie o tamanho da tarântula adulta. Os machos são normalmente muito menores do que as fêmeas. Os machos também tendem a ter corpos e patas mais finos, enquanto as fêmeas parecem mais fortes e maiores.

  3. Analise o primeiro par de patas da aranha. Os machos possuem ganchos projetando-se por trás destas patas. Estes ganchos são usados para bloquear as presas da fêmea durante o acasalamento. As tarântulas fêmeas não as possuem.

  4. Observe os pedipalpos da tarântula. Eles são apêndices alongados como mandíbulas, que projetam-se da boca da aranha. As tarântulas macho, após a muda, desenvolvem grandes bulbos no final de cada um destes órgãos. As fêmeas nunca os desenvolvem.

  5. Pesquise a aparência das tarântulas maduras da espécie que você possui. Em algumas espécies, os machos podem desenvolver diferentes cores ou padrões ao amadurecerem, que os diferem das fêmeas.

  6. Pegue a tarântula e cuidadosamente vire-a de barriga para cima. Olhe a parte de baixo do seu corpo, onde as seções abdominais se unem. Os machos apresentam um conjunto adicional de fusillas. Tratam-se de pelos mais escuros do que os demais. Embora sejam visíveis a olho nu, uma luz brilhante e uma lente de aumento podem ser necessárias para examinar tarântulas menores ou de cor clara.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...