Como pixelar imagens

Escrito por vail joy | Traduzido por lucas alex rhossard
Como pixelar imagens
Use efeitos de pixel para criar padrões surpreendentes, esconder elementos ou acrescentar textura a uma imagem (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os efeitos de pixel têm vários usos, desde esconder o rosto de alguém até criar uma moldura para uma arte pixelada. A pixelização acontece quando uma imagem é mudada de tamanho ou ampliada a uma resolução que expõe sua estrutura, quando ela tem seu campo de cores diminuído ou quando um filtro é aplicado para criar quadrados de cor tomando a imagem como base. A escolha do método depende do efeito desejado, do programa que você tem, e se você quer pixelar toda a imagem ou só uma parte dela. A maioria dos programas de edição de imagens incluem filtros de pixelização, mas muitos editores online gratuitos também fazem o serviço.

Instruções

    Pixelando com um filtro

  1. 1

    Abra um programa avançado de edição como o Photoshop, Paint Shop Pro ou GIMP, que é gratuito. Se não tiver acesso a nenhum desses programas, você pode usar um editor online como o Pixlr, FotoFlexer ou Splashup.

  2. 2

    Abra a imagem no menu de arquivos ou faça o upload da imagem se estiver usando um editor online. Acesse o menu "Filter" (Filtro) ou "Effects" (Efeitos) e escolha a opção "Pixelate" (Pixelizar):

    Photoshop: Filtro > Pixelizar Corel Paint Shop Pro: Efeitos > Efeitos de Distorção > Pixelizar GIMP: Filters > Blur > PIxelise Pixlr: Filter > PIxelate FotoFlexer: Effects > Super PIxelate Splashup: Filters > PIxelate

  3. 3

    Ajuste os controles, se possível, para produzir o efeito desejado. Para pixelizar apenas uma parte da imagem, use a ferramenta "Marquee" (Letreiro) ou "Selection" (Seleção) para clicar com o botão esquerdo e arrastar a seleção para a área desejada antes de escolher o filtro. Se o filtro não produzir o efeito apropriado e você quiser ampliar a imagem para ver os pixels, tente usar o método de mudança de tamanho.

    Pixelar mudando o tamanho da imagem

  1. 1

    Abra a imagem em um editor. Use a opção "Resize" (Redimensionar) para aumentar a imagem em 200 ou 500 porcento. Você pode escolher uma porcentagem maior dependendo do tamanho original da imagem. O arquivo resultante pode ser bem grande. O maior tamanho que uma imagem pode produzir é limitado pela placa de vídeo da imagem e a memória, então tome cuidado para não exceder 500%, ou o processo pode demorar.

  2. 2

    Escolha a opção de redimensionar novamente, mas configure-a para usar pixels em vez de porcentagem, e ajuste as dimensões para o tamanho original da imagem. Por exemplo, no Microsoft Paint, você escolheria "Redimensionar" e escolheria entre "Pixels" e "Porcentagem" antes de colocar uma altura e largura.

  3. 3

    Repita este processo para aumentar a imagem, depois volte para as dimensões originais. Continue a redimensionar e voltar à imagem até atingir a pixelização desejada. Esse método pode tomar muito tempo, e pode não produzir os melhores resultados em imagens com grandes áreas de cor sólida. Uma alternativa é usar o controle de zoom para aumentar a imagem até chegar no nível desejado, depois copie a tela apertando a tecla "Print Screen" ou "Prt Scr" no teclado. Cole a imagem no editor e use a opção "Crop" (Cortar) para isolar a parte desejada.

Dicas & Advertências

  • Experimente outros efeitos que podem estar disponíveis, como "mosaic,""bokeh" ou "halftones". Eles produzem efeitos similares ao transformar a imagem em uma série de formas e pontos.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível