Lazer e cultura

Como planejar o cultivo de uma horta

Escrito por laura wood | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
Como planejar o cultivo de uma horta

Pode-se cultivar vegetais para consumo próprio ou como um negócio

cabbage on vegetable garden image by Pavel Klimenko from Fotolia.com

São inúmeros os benefícios de cultivar vegetais. O cultivo possibilita economizar dinheiro e obter produtos de qualidade no seu próprio quintal, além de servir como um bom passatempo durante o tempo livre. Cultivar uma horta pode parecer um projeto difícil, mas não é. Ao planejar o projeto antes de iniciá-lo, poderá identificar o que precisa preparar, os equipamentos necessários, o tempo de empregado e os custos de produção.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Pense no local do cultivo. Você precisará de espaço para manobrar um carrinho de mão com esterco. A horta deve ser de fácil acesso à cozinha, para que possa colher os vegetais e lavá-los rapidamente.

  2. 2

    Avalie se a horta recebe luz solar suficiente. A maioria dos legumes e verduras precisa de sol para crescer. Alguns vegetais, como alface e feijão, precisa de luz solar parcial. Localize uma área onde a luz solar seja adequada.

  3. 3

    Planeje-se a produção. Se for para consumo próprio, não precisará cultivar muitos para comê-los frescos. Se quiser vendê-los, terá que calcular quanto precisará plantar e se há espaço suficiente para atender a demanda.

  4. 4

    Avalie seu nível de habilidade. Se não tiver experiência em cultivo, pode-se optar por comprar mudas e colocá-las na horta. Para pessoas com experiência em jardinagem, o ideal é a compra de sementes e o cultivo a partir do zero.

    Escrevendo o projeto

  1. 1

    Escreva suas expectativas sobre quantos vegetais planeja cultivar. Isso pode ser feito depois de encontrar uma localização para a horta e calcular quantas plantas quer cultivar. Leve em consideração que nem todas as sementes e mudas crescerão, bem como todo o espaço necessário para cada tipo de vegetal escolhido para o cultivo.

  2. 2

    Calcule o custo da compra de sementes, mudas e adubos. Pode-se manter os custos baixos, se calcular o quanto gastará em um ano. Se não, o custo pode sair do controle.

  3. 3

    Calcule quanto gastará na manutenção da horta. Ferramentas e adubos extras serão necessários à medida em que a produção aumentar. Enquanto fizer os cálculos de produção, é importante saber quais ferramentas precisará e quanto elas custarão.

  4. 4

    Anote quanto tempo gasto em cada vegetal. Antes de plantar a horta, você precisa saber que precisará dedicar tempo para cuidar dela e monitorar as plantas. Também terá que monitorar os níveis de pH do solo e cuidar das colheitas a cada ano. Se considerar que não terá tempo suficiente para gastar com vegetais, então não vale a pena começar.

  5. 5

    Anote por quanto tempo quer manter a horta. Para mantê-la por apenas um ano, existem certos vegetais que demoram mais do que isso para crescerem não devem ser plantados.

Dicas & Advertências

  • Pesquise o preço dos vegetais em feiras. Alguns legumes frescos, de época, comprados em lojas, são mais econômicos do que cultivados na horta. Cultivar seus próprios legumes e vegetais pode economizar muito dinheiro, enquanto itens como cenoura ou batata podem não valer a pena o trabalho ou o espaço gastos. Deixe sua carteira e seu paladar serem seu guia, assim decidirá se o trabalho e o custo valem a pena.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media