×
Loading ...

Como fazer uma planilha de nota total ponderada no Excel

Atualizado em 17 abril, 2017

Dar notas a trabalhos e provas pode ser trabalhoso, mas calcular a nota final não precisa ser, se você montar sua planilha corretamente. Em uma turma normal, você pode dar aos alunos diversas avaliações curtas e um ou dois exames ou trabalhos importantes. Como alguns são curtos e outros mais complicados, você provavelmente não irá querer dar o mesmo peso a todos. Ao invés disso, designe ponderações diferentes para cada prova ou trabalho, para depois chegar à nota final, que leva em consideração os diferentes pesos. Use a função básica de fórmulas do Excel e monte uma planilha para calcular uma nota total ponderada para cada aluno.

Instruções

Utilize uma de duas fórmulas para calcular a média total ponderada (Ableimages/Lifesize/Getty Images)
  1. Abra uma planilha em branco no Excel.

    Loading...
  2. Digite a palavra "Nome" na célula "A1" como cabeçalho, se deseja inserir o nome completo de cada aluno. Você também pode inserir "Primeiro Nome" na célula "A1" e "Sobrenome" na célula "B1", se tiver uma turma grande e desejar organizar a planilha por sobrenomes. Digite os nomes dos alunos na coluna "A" ou colunas "A" e "B" neste momento, ou faça isso depois que tiver montado o resto da planilha.

  3. Insira os cabeçalhos para cada teste ou trabalho nas células adjacentes da primeira linha. Por exemplo, se sua turma teve duas avaliações curtas, uma prova no meio do semestre e uma prova final, seus cabeçalhos entre as células "B1" e "E1" podem ser "Avaliação 1", "Prova 1", "Avaliação 2" e "Prova Final", respectivamente. Insira o cabeçalho para a nota total na coluna final -- por exemplo, "Nota Total". Digite todas as notas para cada aluno.

  4. Digite a seguinte fórmula na última coluna, abaixo de "Nota Total". A fórmula parte do princípio de que cada avaliação ou trabalho foi avaliado em uma escala de um a 100.

    =(B2peso da primeira avaliação)+(C2peso da segunda avaliação)+(D2*peso da terceira avaliação)+etc.

    Suponha que as duas avaliações valem, cada uma, 15% da nota, a prova do meio do semestre vale 30% e a prova final, 40 por cento. Neste exemplo, você montaria a fórmula assim:

    =(B2,15)+(C2,30)+(D2,15)+(E2,40)

    Para testes que não são avaliados em uma escala de um a 100, modifique a fórmula da seguinte maneira:

    =((B2/total possível de pontos)peso da primeira avaliação)+((C2/total possível de pontos)peso da segunda avaliação)+((D2/total possível de pontos)*peso da terceira avaliação)+etc.

  5. Copie a fórmula que acabou de criar para as outras células para criar uma nota para cada aluno. Para copiar a fórmula rapidamente, leve o cursor até o canto inferior direito da célula até aparecer uma pequena cruz preta. Clique e arraste a cruz preta para baixo para copiar a fórmula para as outras linhas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...