Plano de aula para ensino fundamental sobre horário de verão

Escrito por r.j. bowman | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula para ensino fundamental sobre horário de verão
Ensine sobe o horário de verão antes de ele entrar em vigor (Comstock/Comstock/Getty Images)

As crianças do ensino fundamental que aprenderam a contar o tempo e a entender o calendário estão prontas para aprender sobre o conceito confuso do horário de verão. Esta lição é melhor ensinada na primavera, justamente antes de o horário de verão entrar em vigor. Planejar a lição desta forma a tornará relevante para a vida dos seus alunos e eles estarão mais propensos a lembrar de tudo o que precisam saber sobre o horário de verão.

Outras pessoas estão lendo

Primavera para frente, outono para trás

Comece sua aula explicando que, duas vezes por ano, nós ajustamos o tempo em nossos relógios. Diga-lhes: "Nós adiantamos e atrasamos uma hora". Mantenha todos os alunos alinhados em pé na frente da sala de aula. Peça-lhes para se abaixarem e fingirem ser um sapo. Diga-lhes para saltarem um passo para a frente. Em seguida, peça-lhes para se agacharem, abraçarem seus joelhos, e rolarem sobre suas costas. Lembre-os, "Primavera para frente, outono para trás". Permita-lhes repetir o exercício algumas vezes. Provavelmente, haverá alguns risos, mas isso reforçará a ideia.

Após o exercício, vá mais a fundo sobre o que esta pequena frase significa. Na primavera, os relógios são movidos para a frente uma hora, e no outono os relógios são movidos para trás uma hora. Todas as pessoas alteram os seus relógios ao mesmo tempo. Nós saltamos para a frente no terceiro domingo de outubro e recuamos no terceiro de fevereiro, sempre à meia-noite. Use um relógio de verdade para dar aos alunos uma ilustração do relógio se movendo do 12 para o 1.

Propósito

Caminhe pela sala de aula e pergunte a cada aluno qual é sua atividade favorita de verão ao ar livre. Escreva cada uma na lousa. Uma vez que todas as atividades estejam no quadro, explique que o horário de verão permite que o dia fique claro por mais tempo no verão, o que significa que todos eles têm mais tempo para ficar fora de casa desfrutando das atividades que amam. Diga-lhes que quando está quente e as famílias passam o tempo fora de casa, elas estão economizando eletricidade. Ter mais horas de luz do dia significa mais tempo ao ar livre e maior economia na eletricidade. No inverno, há menos horas de luz do dia e é muito frio para brincar ao ar livre. O horário de verão não ajuda tanto no inverno.

Resultado

Na manhã da segunda-feira após horário de verão entrar em vigor, reveja a lição da semana anterior. Permita que as crianças saltem para a frente e recuem para trás mais uma vez e pergunte sobre o quanto elas se lembram sobre a que hora do dia a mudança ocorre, e quaisquer outros fatos que foram discutidos em conjunto.

Após o tempo de revisão, discuta como o horário de verão afetou o fim de semana. Pergunte como se sentiram na manhã de domingo, depois de perder uma hora de sono. Eles tiveram dificuldade para se levantar de manhã? Alguém ficou atrasado para um lugar importante no domingo? Permita alguma discussão em grupo e histórias sobre suas experiências, sobre como ajudaram seus pais a alterarem os relógios ou qualquer outra coisa que queiram compartilhar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível