Como fazer planos de construção para navios piratas de madeira

Escrito por john reinhart | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer planos de construção para navios piratas de madeira
Modelos de navios piratas podem capturar o romance dos dias da pirataria (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Você pode construir seu próprio modelo de navio pirata. A não ser que você seja um construtor de navios, construir um modelo de bergantim de bucaneiros pode ser bastante difícil. Como um capitão pirata e seu mapa, você precisa de um plano. Aqui está uma forma de traçar um plano que, além de facilitar muito seu trabalho, pode tornar-se uma obra de arte em si.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel milimetrado com grades de 6 mm
  • Régua com milímetros e polegadas
  • Borracha
  • Lápis número 2 afiados

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine sua escala. Um brigue pirata em uma escala de 1/72, onde 1 cm representará 1 m, será de aproximadamente 30 cm na linha de flutuação. Um modelo com essas medidas é uma boa opção para iniciantes. Outra escala bastante popular para modelos de navio é a escala de 1/32. O mesmo brigue nessa escala terá um pouco mais que 60 cm.

  2. 2

    Escolha seu equipamento. Piratas usavam uma grande variedade de navios, desde pequenos barcos mercantes até navios grandes, de até 30 canhões. Para seu primeiro projeto, escolha algo simples como um brigue de dois mastros do começo do século 17, com duas velas em cada mastro e uma dúzia de canhões. Nessa era, mercadores poderiam ter quase qualquer equipamento em seus navios e piratas preferiam um projeto mais simples de brigue.

  3. 3

    Encontre boas fotos de referência. Se esse for seu primeiro projeto, sua meta é achar o brigantim pirata com dois mastros. A não ser que você esteja modelando uma embarcação especial, você tem liberdade para usar a licença artística, misturando e combinando características de muitos navios no seu projeto

  4. 4

    Decida o tamanho da escala do seu desenho. A escala que você escolher para o modelo finalizado deve determinar a proporção de cada bloco no seu papel milimetrado relativa ao modelo finalizado. Faça cada bloco ter 1,27 cm, por exemplo. Isso vai significar que seu desenho de 24 blocos vai ter um tamanho de 30,48 cm quando o modelo estiver finalizado.

  5. 5

    Pegue seu papel milimetrado. Você vai fazer três desenhos. Um do convés, outro da lateral do navio e outro da frente do seu navio pirata. O desenho do convés vai servir como guia para o posicionamento dos detalhes nos outros dois desenhos.

  6. 6

    Desenhe o convés principal do navio primeiro. Navios mercantes do fim do século 16 tinham comprimentos cinco vezes maiores que suas larguras. Seus cantos da frente e os arcos eram arredondados e, geralmente, tinham uma popa (parte de trás) cônica, da cintura (centro do convés principal) até uma proa (a parte da frente do convés) relativamente estreita.

  7. 7

    Desenhe círculos no centro do convés para os mastros. O gurupés (o mastro que aponta para a frente do navio) é colocado em mais ou menos um oitavo do caminho de volta da ponta da frente. O mastro da frente deve ser marcado em um quarto do caminho de volta até a ponta da frente, enquanto que o mastro principal deve ser colocado a mais ou menos dois terços do caminho de volta.

  8. 8

    Desenhe o perfil do navio, usando seu projeto do convés principal para alinhar os detalhes. Comece com uma linha reta ao longo da página para a linha de flutuação. Use suas fotos de referência para desenhar o lado do navio sobre a água, incluindo o castelo de proa e uma popa levantada. Não esqueça de adicionar um baupres triangular que se estenda para frente do convés principal, mas encontre o arco na linha de flutuação.

  9. 9

    Desenhe seus mastros no perfil. O gurupés ascende acima do baupres em um ângulo entre 30 e 45 graus. O mastro da frente tinha mais ou menos 3/4 do comprimento do navio em altura. O mastro principal era mais ou menos da mesma medida do comprimento do navio.

  10. 10

    Desenhe uma visão frontal do navio. Essa vista vai mostrar a forma cônica do casco, desde o trilho de cima até a quilha, ou a linha de flutuação, caso você esteja construindo um modelo que vá apenas até a linha de flutuação. Verifique suas fotos de referência para determinar uma boa curvatura ao casco. Certifique-se de desenhar os pátios, aqueles longos mastros que seguram as velas, na posição correta ao longo dos mastros. Verifique suas referências para esse posicionamento.

  11. 11

    Adicione os aprestos, tanto na visão lateral quanto na visão frontal. Os mastros eram mantidos no lugar pelas mortalhas, que eram teias triangulares de corda em cada lado de cada mastro, ligada às plataformas que se estendiam até a lateral do navio. Desenhar os aprestos vai ajudar a determinar onde, no modelo final, posicionar seus pinos para segurar as cordas da mortalha e os suportes.

Dicas & Advertências

  • Existem várias formas de construir um navio pirata de madeira, cada um com as sua próprias recompensas e desvantagens. O método de construção que você escolher determina o nível de detalhe nos seus planos. Comece com o final na sua mente. Ao desenhar o projeto do seu navio, tente visualizar como você vai construir os detalhes que você estiver desenhando

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível