Plantas recalcitrantes

Escrito por sally raspin | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas recalcitrantes
As avelãs são um exemplo de sementes recalcitrantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Recalcitrante e ortodoxa são termos aplicados às plantas e à capacidade de suas sementes de serem armazenadas por longos períodos. As sementes ortodoxas secam parcialmente antes serem liberadas do fruto, o que significa que elas podem ser armazenadas e permanecem viáveis ​​por longos períodos ou até que as condições sejam adequadas para a germinação. As sementes recalcitrantes, no entanto, não secam, de modo que são vulneráveis ​​a danos e não se comportam bem quando de armazenamento.

Outras pessoas estão lendo

Sementes de plantas ortodoxas

As sementes de plantas ortodoxas começam a secar durante o processo de maturação e descobriu-se que contêm um grupo de proteínas denominado deidrinas, as quais são sintetizadas durante o processo de maturação. Estas proteínas permitem que as sementes sequem e sejam armazenadas durante períodos prolongados sem perda de viabilidade. As sementes desidratam até reterem 1 a 5% de umidade, mas hidratam sem danos e germinam quando de plantio. Exemplos de plantas ortodoxas são abundantes e muitas plantas de floração, tais como cenoura, beterraba, mal-me-quer e espinafre, se enquadram nesta categoria.

Plantas recalcitrantes
As sementes de dente-de-leão são ortodoxas e podem secar e tolerar o frio sem perder a viabilidade (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Plantas recalcitrantes

As sementes de plantas recalcitrantes, também conhecidas como não ortodoxas, não secam, são sensíveis à temperatura. e não se comportam bem quando de armazenamento. Estas são geralmente plantas e árvores tropicais e incluem manga, abacate, cacau, coco, castanha, borracha e lichias. Estas sementes podem morrer se a faixa de umidade é inferior a 12 a 30%. O teor de umidade também significa que elas não podem resistir à temperaturas baixas, uma vez que o teor de água da semente congelará e causará danos. A tolerância à temperatura depende da espécie, com sementes recalcitrantes de clima temperado sendo mais resistentes ao frio do que as sementes tropicais.

Plantas recalcitrantes
A semente de manga é recalcitrante e não tolera a seca por temperaturas frias (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sementes intermediárias

As plantas com sementes intermediárias são aquelas com algumas características de sementes de planta ortodoxas e recalcitrantes. Estas sementes secam sem dano até 8%, mas não toleram temperaturas frias abaixo de menos de -15 °C. A árvore neem da África é um exemplo possível de sementes intermediárias com alguma evidência que sugere um período de armazenamento de vários meses, mas com baixa tolerância ao frio.

Germinação de plantas recalcitrantes

Dado que as sementes ou plantas recalcitrantes não podem ser armazenadas em baixas temperaturas e não podem sobreviver com teores de umidade mais baixos do que 18 a 30%, dependendo da planta, elas devem ser germinadas logo após a fruta tenha enraizado em torno da semente. As sementes de plantas recalcitrantes temperadas podem tolerar temperaturas mais baixas e podem até mesmo requerer baixas temperaturas para provocar a germinação.

Plantas recalcitrantes
Uma semente de coco é recalcitrante e não pode ser armazenada e manter a viabilidade (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível