Mais
×

Como podar a camélia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A camélia - Camellia japonica - é um arbusto de crescimento lento com folhas verde escuro brilhosas e flores que variam do branco ao vermelho. Com mais de 3000 variedades de camélia, com certeza você encontrará uma que lhe agrade. Ela é originária da China e pode ser cultivada em solos ácidos, férteis e bem irrigados, à meia-sombra. A melhor época para podá-la é no final da primavera ou início do verão, depois de ter florescido. Podar no inverno irá diminuir a quantidade de flores na estação seguinte.

Camélias adultas precisam de menos podas. Você precisará remover galhos mortos e diminuir o volume a cada duas estações. Arbustos mais novos precisam de mais podas para manter uma estrutura mais bela e produzir flores elegantes.

Instruções

A camélia possui mais de 3000 variedades de cores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique os galhos da sua camélia e veja se há algum morto ou doente. Você precisa cortar quaisquer galhos mortos ou danificados no nó. Corte-os e coloque-os em um saco de lixo e tire do local. Se deixar restos no local, irá atrair insetos.

  2. Prepare uma solução aquosa de água sanitária na proporção de 1 água sanitária para 9 de água. É melhor desinfetar a tesoura após cada corte, saudável ou doente, de acordo com horticultores da Universidade da Georgia, EUA.

  3. Pode pequenos galhos sem brotos de 5 a 10 cm que cresçam de galhos maiores. Esses galhos pequenos nunca irão brotar e podem ficar infestados de pulgão. Cortar esses galhos também promove maior circulação de ar dentro do arbusto.

  4. Corte as pontas dos brotos que crescem rápido para cima, promovendo um crescimento lateral. Isso ajuda a camélia a virar um arbusto mais grosso, ideal para sombra ou privacidade.

  5. Espere até a metade do verão. Você fará uma segunda poda para deixar a camélia pronta para o inverno.

  6. Pode os brotos novos da sua última poda. Diminua o número de brotos para que o arbusto não fique muito desforme.

  7. Pode as pontas das folhas e galhos para dar uma aparência mais igual e lisa.

Dicas

  • Esses passos devem ser seguidos anualmente para plantas jovens. Arbustos adultos - de 1,2 m ou mais - podem ser podados a cada dois anos ou conforme for necessário.

O que você precisa

  • Tesoura para podar
  • Solução de água sanitária
  • Balde
  • Toalha
  • Luvas de jardinagem (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article