Como fazer uma polaina de compressão esportiva

Escrito por james mcelroy | Traduzido por karina silva
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Como fazer uma polaina de compressão esportiva
Os atletas usam polainas de compressão esportivas para curar lesões e protegê-los de contrair outras (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os atletas usam polainas de compressão esportivas para curar lesões e protegê-los de contrair outras. Elas auxiliam na recuperação promovendo um aumento do fluxo sanguíneo na área comprimida e mantendo os músculos aquecidos e menos propensos a rompimentos e luxações durante o esforço físico. Pode-se encontrar polainas de compressão de diferentes formas e tamanhos dependendo de seu tipo de corpo e de onde vai usá-las, mas você pode fazer a sua própria quando não encontrar aquela que precisa disponível para compra nas lojas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Meia-calça ou malha de ginástica
  • Tesoura

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Instruções

  1. 1

    Decida qual o comprimento você precisa para a polaina de compressão. Se for para sua panturrilha, cerca de 30 centímetros devem ser suficientes, mas para um tendão ou quadríceps pinçado, você pode precisar de alguns centímetros a mais.

  2. 2

    Corte os pés da meia-calça ou da malha com uma tesoura. Uma meia-calça de compressão funciona melhor do que a normal, porque é mais apertada.

  3. 3

    Corte a parte inferior das pernas da meia-calça até o comprimento que cobrirá o músculo afetado.

  4. 4

    Coloque uma polaina passando primeiro a parte mais fina, ou mais solta, da meia-calça por cima do músculo lesionado. Depois, posicione a parte do tornozelo da meia em cima da área mais problemática. Essa parte é mais apertada do que o restante da meia e, por isso, oferecerá uma proteção melhor.

  5. 5

    Coloque a parte mais apertada da polaina em cima da primeira, mantendo novamente a parte do tornozelo em torno da área que precisa de maior compressão.

Dicas & Advertências

  • Se sua polaina de compressão não veste de maneira firme em torno da área afetada, tente usar meias ou malhas de ginástica menores.
  • Consulte um médico se a dor persistir ou piorar.

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