Mais
×

Como fazer polígonos com palitos de dente sem ter que quebrá-los

Atualizado em 23 março, 2017

O polígono é uma forma bidimensional com lados retos. Polígonos podem ter quaisquer números de lados maiores que dois. Um polígono com três lados é um triângulo; um com quatro lados é um quadrilátero; um com cinco lados é um pentágono; um com seis lados é um hexágono, e por aí vai. Eles podem ser regulares e irregulares. Os regulares têm todos os lados do mesmo tamanho, e os irregulares têm lados de tamanhos diferentes. Você pode fazer tanto uns como os outros com palitos de dente. Fazer polígonos pode ajudá-lo a aprender sobre a estrutura deles.

Instruções

Aprenda a fazer polígonos com palitos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Construindo polígonos regulares com palitos de dente

  1. Decida o número de lados que o seu polígono terá. Pode ser qualquer número acima de dois, porém números acima de dez são difíceis de construir. Por exemplo, você pode fazer um hexágono.

  2. Ponha o número apropriado de palitos na mesa. Para o hexágono, ponha seis palitos de dente.

  3. Divida 360 pelo número de lados. Para o hexágono, 360/6 = 60.

  4. Ponha dois palitos com um ângulo correspondente aos graus que você encontrou entre eles. Use o transferidor para medi-lo. Você pode manter os palitos no lugar grudando-os com fita adesiva.

  5. Repita até usar todos os palitos.

  6. Cole os palitos de dente uns nos outros nessa posição.

    Construindo um polígono irregular

  1. Decida o número de lados que o seu polígono terá. Por exemplo, você pode fazer um triângulo.

  2. Ponha mais palitos do que os lados do polígono na mesa. Por exemplo, você pode fazer um triângulo com lados que tenham o tamanho de dois, dois e um palitos. Você então precisará de cinco palitos.

  3. Cole alguns palitos uns nos outros em linha reta. A linha pode ter quantos palitos você quiser, mas se você usar mais de três em uma linha, pode ser difícil construir o polígono. Por exemplo, cole dois pares de palitos de dentes uns nos outros. Deixe a cola secar antes de continuar.

  4. Repita o passo 3 se quiser. Isto é, um ou mais lados podem ter tamanhos maiores do que um. No exemplo, você está fazendo um triângulo com dois lados de dois palitos cada.

  5. Ponha os palitos soltos e colados juntos para que o polígono tenha o número certo de lados e cole os palitos uns nos outros.

O que você precisa

  • Transferidor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article