×
Loading ...

Qual tipo de polvo vive no oceano Atlântico?

Atualizado em 21 novembro, 2016

O polvo possui oito tentáculos, um cérebro grande e mais de 240 ventosas na base de seus apêndices. Conhecidos por sua inteligência, eles borrifam tinta na água para espantar predadores e podem regenerar os tentáculos se estes forem removidos por predadores. Os polvos do oceano Atlântico representam as maiores espécies.

Pequenos polvos são iguarias culinárias em diversos países (Eising/Photodisc/Getty Images)

Polvo comum do Atlântico

O polvo comum do Atlântico pode atingir até três metros de comprimento. Eles possuem duas fileiras de ventosas em seus tentáculos, que podem atingir quatro vezes o tamanho de seus corpos. Eles são principalmente encontrados nas águas tropicais do leste do Atlântico em profundidades de 1 a 200 metros. Esses polvos representam uma das espécies mais populosas, e eles são frequentemente pescados pois servem de alimento.

Loading...

Polvo Octopus defilippi

Enquanto que a proporção normal dos tentáculos em relação ao corpo de um polvo é de 4 para 1, a do o polvo dos braços longos é de 7 para 1. Seus corpos atingem 1 metro de comprimento e eles são geralmente encontrados na Austrália, Malta e Flórida Keys. Apesar deles terem pontos brancos e brilhantes pelo corpo, eles podem mudar de cor quando se sentem ameaçados.

Polvo do recife caribenho

Ao contrário dos outros polvos do Atlântico, o polvo do recife caribenho é um animal solitário que prefere se alimentar e viver sem a presença de outros animais. Eles são bem menores que as outras espécies, medindo aproximadamente 12 centímetros com tentáculos de 60 centímetros. Eles são normalmente encontrados no oeste do Atlântico, nas Bahamas, Caribe e próximos da costa da América do Sul. Eles se alimentam de pequenos peixes e bivalves, em armadilhas que parecem redes e que os polvos fazem com seus tentáculos.

Polvo Amphioctopus burryi

O polvo caribenho de braços listrados possui listras marrons em seus tentáculos e é geralmente encontrado em regiões entre os Estados Unidos e o Brasil e também em algumas partes da África ocidental. Esses polvos são geralmente encontrados em bancos de areia e locais cheios de lama, onde eles podem se esconder dos predadores. Eles alcançam até até 8 centímetros com seus tentáculos ou até 16 centímetros. Durante o acasalamento, os tentáculos do macho tornam-se órgãos sexuais que ajudam na inseminação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...