Os pontos fortes e fracos dos sistemas operacionais

Escrito por david dunning | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os pontos fortes e fracos dos sistemas operacionais
O Microsoft Windows domina o mercado de sistemas operacionais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um sistema operacional é um conjunto de programas que controla o funcionamento básico de um computador, incluindo execução de programas, gerenciamento de armazenamento, entrada/saída e recursos de comunicação. Segundo a W3Schools, o Windows XP e o Windows 7 são os sistemas operacionais mais procurados, da família Windows - que também inclui o Windows Vista e o Windows 2003 - representando mais de 80% do uso de sistemas operacionais. Outros sistemas incluem o Linux, o OS X, da Apple, e muitos outros, sendo que cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Outras pessoas estão lendo

Windows XP

O Windows XP é um sistema operacional antigo para os padrões modernos, lançado em 2001. Como tal, ele não tem os adereços e recursos adicionais dos sistemas operacionais mais recentes, mas é um produto estável e seguro. O Windows XP pode funcionar perfeita e adequadamente em computadores com menos de 512 megabytes de memória RAM, diferente do 1 gigabyte recomendado pela Microsoft para o Windows Vista e Windows 7. O Windows XP suporta "plug and play" de hardware (reconhece e configura automaticamente qualquer dispositivo instalado), o que permite que os computadores detectem automaticamente e configurem o hardware com a intervenção do usuário e tem uma enorme base de recursos para os desenvolvedores.

Windows 7

Desde outubro de 2011, o Windows 7 é o sistema operacional da Microsoft, tendo sido colocado à disposição desde o final de 2009. De acordo com a PC World, o Windows 7 oferece melhorias significativas sobre o seu antecessor, o Windows Vista, e inclui uma área de notificação totalmente reformulada. O Windows 7 também é ligeiramente mais rápido que o Windows Vista, apesar de ter requisitos de sistema quase idênticos. Ele também acaba com três programas desnecessários, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery, que podem ser baixados se forem necessários. Em contrapartida, a popularidade do Windows significa que mais softwares maliciosos - em forma de vírus, worms e Cavalos de Tróia - são escritos para ele que para outros sistemas operacionais.

Linux

O Linux é conhecido como um sistema operacional de código aberto, o que significa que, embora componente central essencial, conhecido como kernel, seja o mesmo em cada implementação, outros componentes, tais como a interface gráfica do usuário, variam de distribuidor para distribuidor. Essas diferenças podem tornar o Linux difícil de instalar e dar suporte, mas ele é compatível com a maioria das plataformas de hardware existentes. A natureza de código aberto do Linux significa que é possível para usuários escreverem seus próprios "fixes", ou soluções, para problemas que surgem com os títulos dos programas. Os desenvolvedores têm escrito vários desses fixes, como o Wine, que ajuda os usuários a instalarem jogos criados para os sistemas que rodam em Windows, e os tornaram disponíveis para os usuários.

Mac OS X

Mac OS X é um sistema operacional construído com um propósito específico, que consiste em uma interface gráfica do usuário que fica acima de um núcleo de UNIX. O Mac OS X é estável, confiável e altamente seguro, uma vez que poucos desenvolvedores de vírus se preocupam em incomodá-lo. Ele é descrito pela Apple como o sistema operacional mais avançado do mundo e fornece acesso a todos as ferramentas e editores da linha de comando do UNIX, além de uma plataforma completa de desenvolvimento Java. O Mac OS X conquistou um nicho entre artistas e designers gráficos. O sistema operacional inclui vários tradutores - incluindo um chamado ColorSync, que fala ao Mac como um monitor, impressora, scanner ou câmera digital define a cor - o que permite que produtos diferentes funcionem em conjunto. Em contrapartida, o Mac OS X é mais caro que alguns dos seus concorrentes e oferece menos opções de software, principalmente os específicos para empresas e títulos de jogos para computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível