×
Loading ...

Como fazer um portfólio de mídia

Atualizado em 17 abril, 2017

Um portfólio de seu trabalho passado é um complemento essencial para o seu currículo, se você for um profissional de mídia, como um jornalista de impressão, um jornalista de transmissão ou mesmo um web designer. Mesmo que não esteja buscando um emprego, um portfólio pode ajudá-lo a compartilhar seu trabalho, alcançar novos públicos e atingir potenciais empregadores para que eles venham até você. Construir um portfólio de sucesso é uma tarefa difícil, pois você tem que torná-lo atraente e fácil de ler ou utilizar se a multimídia estiver incluída. Ele pode ser um livreto contendo artigos selecionados ou uma apresentação interativa de seu trabalho, baseada na Web.

Instruções

Empregadores dão especial atenção aos trabalhos e realizações anteriores de um candidato (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Portfólio em papel

  1. Acumule todos os artigos que você tem em formulário de papel, tais como artigos de jornais ou revistas, ou artigos online que você pode imprimir facilmente. Selecione os 20 melhores exemplos de seu trabalho, incluindo suas histórias mais importantes, as peças mais bem escritas ou artigos que resultaram em um prêmio profissional.

    Loading...
  2. Faça cópias de artigos da mídia e imprima os que você selecionou. Não use as páginas originais de publicações impressas; caso contrário, você não pode criar mais de uma cópia de seu portfólio. Verifique se o tamanho da letra é grande o suficiente para que os recrutadores leiam com facilidade.

  3. Compre uma pasta de portfólio ou uma pasta do tamanho A4 de boa qualidade. Cole os artigos sobre a parte da frente e de trás de dez folhas de papel. Certifique-se de mostrar o seu melhor trabalho nas primeiras páginas.

  4. Inclua o nome do jornal, revista ou site e a data de publicação abaixo de cada artigo. Mesmo que o nome e a data estejam incluídos nos recortes, mencioná-los abaixo do artigo pode facilitar a identificação pelos recrutadores.

  5. Adicione uma etiqueta do lado de fora da pasta, mencionando seu nome completo e cargo ou o trabalho ao qual você está se candidatando.

    Portfólio baseado na Web

  1. Inicie um blog ou entre em contato com um provedor de hospedagem para abrir o seu próprio site. A última opção fornece mais flexibilidade no projeto da página e mostra o seu profissionalismo, mas também tem um determinado custo. Encontre provedores de hospedagem em uma pesquisa nos sites de busca.

  2. Peça a ajuda de um web designer para construir o seu portfólio digital. Faça o upload de mostras de filmagens ou excertos do seu trabalho na área de jornalismo, inclua links para artigos online, ou faça o upload de imagens de jornais e artigos de revistas. Se você mesmo for um web designer, inclua fotos dos sites que projetou, adicione uma breve descrição da organização ou dos indivíduos por trás deles, e inclua os links para esses sites.

  3. Divida cada tipo de trabalho em categorias distintas. Por exemplo, mantenha os arquivos multimídia de seu trabalho de jornalismo em uma página -- ou em uma parte de uma página -- e os artigos escritos sobre outra. Inclua alimentos de mídia social e entradas de blog somente se você não misturá-los com suas atribuições formais.

  4. Inclua uma lista dos seus trabalhos mais recentes. Ao contrário de um portfólio de papel, você pode atualizar constantemente sua página pessoal com seus trabalhos mais recentes. Isso pode ajudar os recrutadores a entenderem seu status atual na indústria de mídia.

  5. Verifique regularmente se existem links quebrados. As publicações online podem mover artigos antigos para diferentes locais, sem aviso prévio, e o link em seu portfólio pode levar a uma página de erro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...