É possível engravidar durante a menstruação?

Escrito por christie leman | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Determinar qual dia durante o ciclo menstrual de uma mulher poderia resultar em uma gravidez pode ser confuso, já que algumas mulheres têm o modelo de ciclo de 28 dias com a ovulação ocorrendo no 14º dia. Enquanto a resposta técnica para a pergunta "é possível engravidar durante a menstruação?" for "sim", isso é altamente improvável para a maioria das mulheres. Um conjunto específico de circunstâncias, mais notavelmente um ciclo extremamente curto e vida longa do esperma, devem ocorrer para uma mulher engravidar durante a menstruação.

Outras pessoas estão lendo

Cronograma

De acordo com o ciclo de 28 dias, uma mulher irá ovular no 14º dia do seu ciclo, com o esperma podendo sobreviver por até cinco dias em seu corpo. Neste cenário, sexo antes do dia nove do ciclo da mulher é improvável que resulte em gravidez, e a maioria das mulheres param de menstruar muito antes do dia nove dos seus ciclos. No entanto, um ciclo menstrual "normal" pode durar de 25 a 35 dias, com a ovulação ocorrendo tipicamente em 12 a 16 dias antes do início da menstruação seguinte.

Potencial

Embora seja improvável para a maioria das mulheres engravidar durante a menstruação, não é totalmente impossível. Para uma mulher engravidar durante a menstruação, ela mais provavelmente experimentaria ciclos muito curtos, geralmente de 24 dias ou menos. Além disso, a menstruação prolongada pode aumentar a probabilidade de que uma mulher poderia engravidar durante a menstruação. A maioria das mulheres menstruam por apenas três a cinco dias em cada ciclo, mas algumas mulheres podem apresentar sangramento por até dez dias, fazendo com que a menstruação e a ovulação ocorram uma perto da outra. A longa vida do esperma também pode levar à gravidez durante a menstruação em mulheres com ciclos curtos. Normalmente, o esperma não vive mais de cinco dias no corpo de uma mulher, mas em condições ideais, é possível, embora raro, que o esperma sobreviva até sete dias.

Cenário possível

Estes fatores podem coincidir resultando em uma mulher engravidando durante a menstruação. Um cenário possível seria uma mulher com um ciclo de 21 dias que ovula no dia sete do seu ciclo. Sexo durante o seu período menstrual, especialmente nos últimos dias do seu período, poderia muito bem resultar em uma gravidez. Uma mulher que experimenta um ciclo de 24 dias com a ovulação ocorrendo no dia dez poderia engravidar tendo relações sexuais durante a menstruação, caso a menstruação ainda esteja ocorrendo além do dia quatro do seu ciclo.

Equívocos

As mulheres com ciclos irregulares podem interpretar mal as hemorragias de ovulação como os seus períodos. Embora nem todas as mulheres experienciem sangramento na ovulação, outras percebem manchas e podem interpretar mal o sangramento como um período leve. A ovulação é a parte mais fértil do ciclo menstrual, portanto, ter relações sexuais durante esse período poderia muito bem resultar em uma gravidez.

Prevenção/solução

Embora seja improvável para mulheres com ciclos médios ou longos engravidarem durante a menstruação, a única maneira de ter certeza de que uma gravidez não resultará de uma relação sexual durante a menstruação é se abster de sexo durante esse período de tempo ou usar alguma outra forma de contracepção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível