Como posso ajudar minha husky a ficar saudável aos 10 anos de idade e prenha?

Escrito por cheryl starr | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posso ajudar minha husky a ficar saudável aos 10 anos de idade e prenha?
Sua cadela perderá o interesse em correr quando estiver prenha (blue eyes image by Bradlee Mauer from Fotolia.com)

As huskies exigem monitoração e cuidados durante uma gravidez em idade avançada. Manter uma husky saudável durante esse período é importante para a saúde dela e dos filhotes, além da segurança deles também. Uma husky pode ter mal-estares matinais, fadiga e mudança no apetite. Ela também vai precisar de um lugar calmo para dar à luz aos filhotes. Cadelas prenhas idosas costumam ter ninhadas menores ou passar por problemas durante o parto. É importante levar sua husky prenha ao veterinário tão logo ela demonstrar sinais da condição. Você também pode ajudá-la a continuar o mais saudável possível em casa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Alimento para filhotes
  • Iogurte
  • Requeijão
  • Veterinário
  • Bebedouro (opcional)
  • Cama para cães

Lista completaMinimizar

Instruções

    Alimentação

  1. 1

    Aumente em 25% o alimento da sua cadela semanalmente após o primeiro mês de gestação. Uma cadela idosa e prenha também precisa comer alimentos de filhotes ao invés de alimentos para cães adultos neste período, para garantir que ela receba a quantidade apropriada de cálcio, calorias e proteína.

    Como posso ajudar minha husky a ficar saudável aos 10 anos de idade e prenha?
    Espere que sua husky idosa passe algum tempo sozinha durante a gestação (husky dog looking at the sunset image by Cristina Nichitus from Fotolia.com)
  2. 2

    Mude a bacia de comida de lugar se ela estiver em uma área inconveniente para a husky. Por exemplo, ela não precisa subir e descer escadas para se alimentar aos 10 anos de idade. A bacia precisa ser facilmente acessível.

  3. 3

    Alimente-a com várias refeições pequenas, duas a três vezes ao dia. Ela vai ficar menos interessada em comer conforme os filhotes comecem a tomar mais espaço no corpo dela. Será melhor se ela comer em quantidades menores.

  4. 4

    Misture 2 colheres de sopa de iogurte ou requeijão à ração de filhotes a cada alimentação. Isso vai auxiliar na digestão e proporcionar cálcio extra.

  5. 5

    Dê água limpa e fresca ao seu cão várias vezes ao dia. Usar um bebedouro é recomendado, pois o uso é mais fácil para cães mais velhos e não exige reabastecimento constante. Cadelas idosas que estejam prenhas precisam beber bastante água.

    Visitas ao veterinário

  1. 1

    Visite o veterinário no início da gestação de uma cadela idosa. Ele pode ajudá-lo com conselhos sobre como cuidar dela durante este período.

    Como posso ajudar minha husky a ficar saudável aos 10 anos de idade e prenha?
    Sua husky idosa vai desfrutar de mais cochilos (husky dog image by Grzegorz Grzeszkowiak from Fotolia.com)
  2. 2

    Informe seu veterinário sobre as outras ninhadas que sua cadela teve, quaisquer mudanças nos hábitos alimentares dela, comportamento ou quaisquer sinais de desidratação, ou quaisquer medicamentos ou problemas de saúde que ela possa ter.

  3. 3

    Fale com o veterinário sobre possíveis medicamentos que sua cadela possa precisar tomar durante a gestação para seus problemas de saúde individuais. Injeções podem ser necessárias depois do parto, bem como uma série de antibióticos.

  4. 4

    Discuta com o veterinário sobre onde você quer que os filhotes nasçam. A maioria das cadelas não precisa da ajuda humana, porém, considerando a idade da sua, o veterinário vai considerar quantas ninhadas ela já teve, bem como a condição da saúde e do útero dela. Esses fatores vão determinar o conselho veterinário sobre onde ele acha que o parto deve ocorrer.

    Exercícios e descanso

  1. 1

    Caminhe com sua cadela frequentemente, fazendo caminhadas curtas de cada vez. Você deve condicionar os músculos uterinos dela, bem como os outros músculos do corpo. Mantê-los fortes para a preparação do parto é importante. Porém, você não deve esforçá-la muito, estando prenha e com 10 anos de idade. Conforme a gestação progride, talvez sua cadela não queira mais andar muito. Acompanhe as vontades dela. Se você perceber que ela está se esforçando muito, não pegue muito pesado com ela.

    Como posso ajudar minha husky a ficar saudável aos 10 anos de idade e prenha?
    Uma husky forte gera filhotes fortes e saudáveis (logan image by bérangère TOUCHE from Fotolia.com)
  2. 2

    Leve a cadela para correr um pouco durante a semana, mas apenas se seu veterinário recomendar a atividade. Correr e caminhar com seu cão ajuda a prevenir a obesidade em uma cadela prenha de idade normal. Em cadelas prenhas com 10 anos de idade, correr pode não ser recomendado pelo veterinário.

  3. 3

    Caminhe com uma cadela prenha mais velha até as últimas três semanas de gestação apenas sob conselho veterinário, e não o faça até três semanas depois do nascimento dos filhotes, pois a mãe deve estar centralizada e não deve ser exposta a outros cães. Essa fase de isolamento serve para proteger os cães de infecções de herpes.

  4. 4

    Ofereça bastante descanso e relaxamento à sua cadela. Esta pode ser a hora de comprar uma cama nova e mais confortável para ela. Evite áreas barulhentas ou locais agitados ao considerar onde colocar a cama. Uma cadela prenha de 10 anos precisa de silêncio.

  5. 5

    Limite as visitas e a quantidade de pessoas que interagem com ela. Cadelas idosas e prenhas às vezes não querem ser tocadas ou acariciadas.

    Medicamentos

  1. 1

    Administre quaisquer medicamentos para dirofilariose durante a gestação, se ela os toma normalmente. É importante que uma cadela idosa continue sua rotina regular com esse tipo de medicamento.

  2. 2

    Continue usando produtos de controle anti pulgas na sua cadela. É seguro para os filhotes que ainda não nasceram, e é importante para a mãe deles. Não continuar o uso destes produtos pode causar estresse e deixar sua cadela desconfortável.

  3. 3

    Fale com o veterinário antes de administrar quaisquer medicamentos para lombrigas ou tênias.

Dicas & Advertências

  • Vacinas não devem ser aplicadas em cadelas prenhas.
  • Medicamentos para dirofilariose podem ser administrados com segurança em cadelas idosas prenhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível