Como posso saber se o meu colar de coral é de verdade?

Escrito por scott e mann | Traduzido por aline fernandes
Como posso saber se o meu colar de coral é de verdade?
Recife de coral (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Corais são os restos mortais de animais marinhos chamados de pólipos de corais deixados sobre os restos de outros pólipos. Os corais preciosos são encontrados no Oceano Pacífico e no Mar Mediterrâneo. Um colar com corais possui um visual distinto quando feito com platina, prata ou ouro e é uma escolha popular para confecção de joias. O aquecimento acelerado do oceano, no entanto, o transformou em uma espécie ameaçada de extinção, resultando em quantidades cada vez menores de novos corais. Com a abundância de imitações de coral, é importante saber se o que você tem é um colar de coral autêntico.

Coral autêntico

Veja se a coloração está uniforme. O coral possui uma cor intensa natural. Inspecione a textura para ver se há qualquer buraco ou amassado. Ela deve ser lisa.

Olhe as miçangas de coral de perto. Os corais vermelhos do Tibete e da China eram corais brancos fossilizados que foram tingidos de vermelho há centenas de anos. Embora sejam corais de verdade, são vendidos como imitações do coral vermelho primordial "bordô" das águas profundas do Mar Mediterrâneo. Eles são maiores com um padrão de chifre nas pontas. Mergulhe o colar em acetona para verificar se há corante nele.

Analise a autenticidade colocando o coral em um copo de leite de vaca. Se o leite adquirir um tom avermelhado, o coral é verdadeiro. Além disso, o vinagre borbulha ao ser aplicado em um coral natural. Se você comprou a sua joia em uma loja confiável e o preço não foi muito baixoo, é provável que ela seja de verdade.

Como posso saber se o meu colar de coral é de verdade?
Verifique se a coloração está uniforme (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Tipos de coral

Essas pedras vêm em várias cores -- do rosa-claro ao escuro, vermelho, dourado, preto, azul e branco. O vermelho é o mais popular e é altamente valorizado pelos conhecedores. Os melhores dessa cor crescem nos oceanos do Japão e da Itália.

O coral preto cresce principalmente nas águas do México e do Caribe, mas não está disponível para o comércio. O "podange", um tom popular de coral rosa-claro encontrado nas águas do Pacífico Sul, pode ser caro, mas sua qualidade não é considerada tão alta quanto a do coral vermelho.

Como posso saber se o meu colar de coral é de verdade?
Coral (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Manutenção

Os corais se quebram facilmente por serem de natureza orgânica, mas sua manutenção é simples. Polir com um pano macio é a melhor forma de limpá-los. Coloque as joias separadas em saquinhos de veludo para evitar arranhões. Remova o seu colar antes de nadar, pois a água embaçará o polimento, deixando-o sem brilho.

Os produtos químicos penetram nos corais porosos e os danificam, então passe perfume antes de colocar o colar. Não utilize detergentes ou sabões agressivos para limpar as suas joias. Lembre-se de usar um limpador de joias que não danifique o coral, se for preciso.

Como posso saber se o meu colar de coral é de verdade?
Manutenção (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível