Posso mover gatinhos depois de seu nascimento?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por eliane ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso mover gatinhos depois de seu nascimento?
Deixe os gatinhos recém-nascidos ficar com a mãe (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Ao final de sua gravidez, uma gata entra em trabalho de parto, um processo que geralmente dura cerca de seis horas. Durante este tempo, a gata dá origem a cada um dos seus gatinhos em intervalos de 30 a 60 minutos, de acordo com o Mar Vista Animal Medical Center. Após o nascimento, cada gatinho precisa ficar com a mãe para o cuidado e nutrição, sem ser movido por duas a três semanas.

Outras pessoas estão lendo

Gatinhos recém nascidos

Imediatamente após o parto, as lambidas da mãe no gato retiram a placenta e as membranas do saco de nascimento, ingerindo-os em seguida. Ela também vai mastigar o cordão umbilical. Uma vez que o processo de trabalho de parto começa, você não pode movê-la ou mover seus filhotes. Se você move-la a qualquer momento durante esse processo, ela pode parar o trabalho de parto levando a problemas de nascimento. Manipulação nesta fase também podem assustá-la e fazê-la abandonar os filhotes.

Nutrição

Poucos minutos após o nascimento, ela vai lamber os filhotes e empurrá-los para os mamilos para amamentar. Gatinhos não têm imunidade ao nascer e requerem o colostro, o leite materno que contém os anticorpos protetores, para dar-lhes essa imunidade. Os intestinos dos gatinhos só podem absorver esses nutrientes especiais e anticorpos durante as primeiras 12 a 24 horas após o nascimento, diz o CatHealth.com. Se você mover os gatinhos da mãe após o parto, os filhotes não poderão ser amamentados e não irão obter a nutrição e imunidade necessária que eles precisam para sobreviver.

Lidando

Coloque uma caixa de parto acolhedor antes do trabalho começar em uma área quente e segura de sua casa, se possível. Forre a caixa com toalhas ou cobertores. Algumas gatas não irão permitir que você mova seus filhotes, especialmente durante as três primeiras semanas de vida, de acordo com o PetPlace.com. Manuseá-los neste momento pode fazer a mãe a reagir agressivamente e arranhar ou morder você. Ela também ficará estressada, o que pode levá-la a rejeitar ou abandonar a cria completamente. A gata também pode tentar mover os gatinhos em um local longe de sua interferência, levando os filhotes na boca, pelo pescoço, o que pode levar a lesões. Após duas a três semanas, é possível começar com segurança a lidar com os filhotes por curtos períodos de tempo, socializando-os com os seres humanos.

Cuidados

Monitore a mãe e os filhotes após o nascimento para eventuais complicações médicas. Se os gatinhos chorarem continuamente, aparecem letárgicos ou a mãe não consegue amamentá-los, então você deve levá-los a um veterinário para receberem cuidados, recomenda a CatHealth.com. Delicadamente, coloque-os em um portador de gatos, forrada com uma garrafa de água quente enrolada em uma toalha para manter o calor. Use luvas estéreis para evitar a disseminação da infecção para os gatinhos, devido aos seus sistemas imunitários em desenvolvimento. A menos que você veja qualquer sinal de pedido socorro da mãe ou dos gatinhos, deixe a família em paz, oferecendo comida, água, uma caixa de areia e roupa de cama limpa para a mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível