×
Loading ...

Como preencher uma combo box do VB com dados da tabela de banco de dados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No Visual Basic, as "combo boxes" (caixas de combinação) são, muitas vezes, utilizadas em programas de entrada de dados e ao enviar informações através de formulários online. Você pode, por exemplo, ter que selecionar informações entre uma lista de estados ou códigos postais e clicar em uma lista suspensa, apresentada com várias seleções. Uma "combo box" é preenchida com itens definidos pelo usuário, que normalmente são adicionadas pelo programador no durante o desenvolvimento, mas você também pode preencher uma "combo box" com os itens de uma tabela de banco de dados, utilizando apenas algumas linhas de código.

Instruções

É possível preencher uma "combo box" do VB a partir de uma tabela de banco de dados. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Execute o Visual Basic, clicando no botão "Iniciar", "Programas", "Microsoft Visual Studio" e, em seguida, em "Microsoft Visual Basic [número da versão]."

    Loading...
  2. Selecione "Standard EXE" sob a caixa de diálogo "New Project" (novo projeto). Clique em "Open" para abrir um novo formulário.

  3. Clique no controle "ComboBox" da caixa de ferramentas à esquerda e arraste-o para o formulário central. Defina suas propriedades sob a janela Propriedades à direita.

  4. Adicione um controle "ADO" no formulário. Defina sua propriedade "Visible" (visível) para "False" (falso).

  5. Clique no botão "View Code" (visualizar código) na parte superior da janela "Project Explorer" para começar a adicionar o código. No exemplo abaixo, os cinquenta estados americanos serão adicionados na "combo box" de uma tabela do banco de dados. Quando o formulário é carregado em tempo de execução, a "combo box" é preenchida automaticamente. Vá para o evento "Form_Load" e digite o código igual ao seguinte:

    Dim conn As New ADODB.Connection Dim rs As New ADODB.Recordset Set conn = DBEngine.OpenDatabase(App.Path & "\dbDatabase.mdb") Set rs = conn.OpenRecordset("tblStates")

    If rs.RecordCount > 0 Then Do While Not rs.EOF With Combo1 .AddItem rs.Fields("USStateName") End With .MoveNext Loop End If

  6. Pressione a tecla "F5" do seu teclado para executar o programa.

  7. Salve o seu projeto do Visual Basic, clicando em "File" (aquivo) e, em seguida, "Save Project As" (salvar projeto como) a partir do menu.

Loading...

O que você precisa

  • Visual Basic instalado
  • Arquivo de banco de dados

Referências

Loading ...
Loading ...