Mais
×

Por que um prego de aço afunda e um barco de aço flutua?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
O empuxo é a força responsável por fazer um navio flutuar (Stewart Sutton/Digital Vision/Getty Images)

Empuxo

O empuxo é a força que mantém os objetos flutuando na água. Ele é uma medida da força que a água exerce sobre o objeto e é medido pela quantidade de água que o objeto desloca (isto é, empurra para fora) multiplicado pela massa da água. Quatro litros de água pesam 4 kg, então se você empurra um balão cheio com quatro litros de ar para dentro da água, ela o empurrará de volta com 4 kg de pressão.

Porque um prego afunda

Um prego de aço é muito mais denso do que a água. Isso significa que pesa mais do que um volume equivalente de água. Portanto, o empuxo nunca será o suficiente para segurá-lo. Seja um prego grande ou pequeno, ele sempre será muito denso para que a água o suporte.

Por que um navio flutua

Devido a sua forma, um navio de aço não é tão denso como a água, pois não é feito de um bloco sólido de aço. Em vez disso, o seu casco é construído de placas finas de aço que contém um espaço aberto com muito ar no meio. Como o ar não pesa quase nada, ele diminui a densidade total do navio até um ponto em que o empuxo supera o seu peso e ele flutua. Analogamente, pense em um balão vazio. Um balão vazio é levemente mais denso do que a água e afundará se você o derrubar em uma banheira. Agora encha o balão. Quando o mesmo balão atinge um volume maior de ar dentro, ele flutua. Mesmo se você tentar afundá-lo, ele voltará vigorosamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article