O que é um esqueleto hidrostático?

Escrito por brenton shields | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Quando a maioria de nós pensa em esqueleto, pensa nos ossos que nos sustentam, impedindo que nos tornemos uma massa achatada de carne. Mas existe um outro tipo, menos conhecido de esqueleto que, acredite ou não, não possui ossos.

Outras pessoas estão lendo

Princípio

Nem todos os animais tem coluna vertebral (espinha) ou qualquer outro tipo de estrutura óssea sólida. Na verdade, 95 por cento dos animais possuem essa característica. Conhecidos como invertebrados, eles são o grupo mais diversos de criaturas no planeta, o que invariavelmente significa que habitam as mais diversas regiões do planeta. Desde o fundo dos oceanos até densas florestas, muitos invertebrados usam estruturas biológicas especiais, conhecidas como esqueletos hidrostáticos, para tornar sua sobrevivência possível.

Estrutura

Em vez dos ossos, esqueletos hidrostáticos usam um celoma, ou uma cavidade preenchida com fluidos orgânicos, revestida por músculos. A combinação da rigidez criada pelo fluido e o movimento dos músculos servem como estrutura de suporte para o organismo, também permitindo a locomoção. Imagine um longo balão; quando está vazio, é achatado, mas é só encher de água e a superfície fica rígida e sólida. O mesmo princípio se aplica, particularmente por que o fluido que preenche o celoma é basicamente composto de água.

Locomoção

Esqueletos hidrostáticos são úteis para a locomoção devido a sua flexibilidade. Minhocas, que são completamente invertebradas, usam seus esqueletos para cavar o solo. Águas-vivas os usam para abrir e fechar sua cavidade gastrovascular (conhecida como celêntero) e promover sua locomoção.

Animais

Alguns animais notáveis que usam seus esqueletos hidrostáticos são, como já mencionado, minhocas e águas-vivas. Outros organismos incluem equinodermos, que estão entre os grupos de animais marinhos mais comuns, o filo engloba tudo de estrelas-do-mar até ouriços-do-mar. Nematelmintos, possivelmente um dos tipos mais diversos de animais com mais de 80000 espécies descritas, têm uma estrutura corporal que é quase completamente composta por um único esqueleto hidrostático.

Similaridades

Apesar dos seres humanos pertencerem aos vertebrados, que compõem aproximadamente 5 por cento da população animal, nós possuímos uma estrutura muito similar, mas não exatamente igual, a um esqueleto hidrostático: nossa língua. A língua humana, na verdade a língua da maior parte dos animais, são conhecidas como hidróstatos musculares, que são muito similares a esqueletos hidrostáticos por serem inoperantes na ausência de um fluido (normalmente água). Hidróstatos musculares, entretanto, não possuem celoma, e são feitos completamente de músculos. Outros animais e suas estruturas semelhantes a essas incluem as trombas de elefante, os tentáculos de polvo, e os pés de molusco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível