Preparação da Folha de Cacto

Escrito por john stevens | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Preparação da Folha de Cacto
Em algumas espécies, a muda vegetativa de um cacto pode ser enxertada na muda vegetativa de um cacto de outra espécie. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A propagação da maioria das espécies de cactos por estaquia foliar, ou retirada de muda vegetativa, é um método bastante simples que oferece uma alternativa barata à compra de mais plantas. Em casos de plantas híbridas, a estaquia pode ser o único meio prático para aquisição de plantas adicionais. Embora os cactos, em geral, sejam plantas extremamente duráveis, uma estaquia ou um plantio malfeito podem matar até a mais resistente das espécies. O método de coletar e plantar as folhas de cactos em vasos varia ligeiramente, dependendo do tamanho da estaca. É claro, deve-se ter cuidado ao manusear o cacto, independentemente da muda ou de seus espinhos, para evitar um ferimento doloroso.

Outras pessoas estão lendo

Estaquia Foliar Pequena

Procede-se à estaquia foliar pequena, arrancando com pinça a folha da planta doadora ou cortando-a com uma lâmina limpa. Separe as folhas que estiverem agrupadas com a forquilha de um sacho. Se folha a ser retirada é de uma planta doadora que foi cultivada por semente, aguarde até que atinja alguns meses de idade antes de coletar uma estaca, para preservar a integridade do seu sistema radicular. No caso de cactos que crescem muito lentamente, deve-se aguardar cerca de um ano após a germinação antes de retirar uma estaca.

Estaquia Foliar Grande

Só faça a estaquia foliar grande em espécies de crescimento rápido, pois as mudas vegetativas de uma planta de crescimento lento podem apodrecer antes de terem a oportunidade de se desenvolver. Não há um comprimento mínimo ou máximo para fazer a estaquia foliar grande, mas lembre-se que a estaca grande de uma planta de crescimento rápido pode ser transplantada logo após o plantio. As estacas grandes devem ser coletadas no final do período de dormência do cacto, que na maioria das espécies termina na primavera. Corte a folha em ângulo reduzido com uma faca limpa para separá-la da planta doadora.

Plantio de Estacas Foliares Pequenas

A consideração mais importante no manuseio de estacas pequenas é evitar, o máximo possível, tocar no sistema radicular da muda. É claro que isto só se aplica se a estaca tiver um sistema radicular. Encha um vasinho de 5 a 8 cm de diâmetro com substrato vegetal para cactos. Como as raízes dos cactos estão sujeitas ao apodrecimento, use apenas substrato para cactos, pois drena rapidamente. Posicione a estaca no solo, e pressione delicadamente o substrato ao seu redor. Se pretender deixar a planta em ambiente externo, a cobertura com cascalho é uma excelente maneira de impedir o crescimento de ervas daninhas no vaso. É preciso esperar alguns dias para regar a muda vegetativa, e deixar o substrato secar completamente antes de regar novamente.

Plantio de Estacas Foliares Grandes

As estacas foliares grandes podem ser um desafio maior que as pequenas por causa de seus espinhos maduros. Se necessário, manuseie a planta com pinça ou folhas de jornal. Não confie unicamente em luvas de couro para se proteger. Antes do plantio, é importante deixar a muda vegetativa desenvolver uma calosidade através da porção cortada. Assente a estaca em um local seco e aquecido até o desenvolvimento do calo, o que geralmente leva uma semana. Selecione o menor vaso possível para que a estaca fique reta e não tombe. Encha cerca de um terço do vaso com substrato para cactos, cobrindo-o, em seguida, com cascalho. O cascalho ajudará a estaca a permanecer firme. Posicione a muda sobre o cascalho e encha o vaso com o substrato para cactos. Pressione o substrato, apertando-o delicadamente em torno da muda e acrescente a cobertura de cascalho. Espere alguns dias para regar a estaca, e deixe o substrato secar completamente antes de regar novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível