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Como preparar um aluno talentoso para ir do primeiro ao segundo ano

Escrito por andrew button | Traduzido por raissa oliveira
Como preparar um aluno talentoso para ir do primeiro ao segundo ano

Para muitos estudantes, o primeiro e o segundo ano não são muito desafiadores

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Alguns alunos não são desafiados adequadamente em seu ano atual, especialmente quando eles são muito talentosos ou inteligentes para uma ou mais disciplinas. No entanto, pular um ano vem com desafios sociais singulares, como se relacionar com alunos mais velhos. Alunos que são brilhantes, mas não bastante motivados podem ter dificuldade em adaptar-se à carga de trabalho no ano superior. Estas dificuldades são perceptíveis para alunos do primeiro ano que pulam para o segundo, já que eles se encontram num estágio onde um só ano de diferença pode ser perceptível.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Faça com que o orientador da escola administre testes de aptidão. Peça-lhe para testar a capacidade de leitura, habilidade matemática, quociente de inteligência (QI) e quociente de inteligência emocional (QE). Os resultados lhe darão uma noção das dificuldades que o aluno pode enfrentar no terceiro ano. Resultados de aptidão irregulares (habilidades matemáticas acima da média, por exemplo, e habilidades de escrita médias) sugerem que o estudante pode ter dificuldades em uma matéria, enquanto irá se sair bem em outras. Resultados baixos de QE sugerem que a criança poderá não ter um bom desempenho social.

  2. 2

    Peça para o aluno interagir com alguns dos atuais estudantes do segundo ano. De acordo com Ann Lupkowski Shoplik, diretor do "Carnegie Mellon Institute for Talented Elementary and Secondary Students" (Instituto Carnegie Mellon para Estudantes Talentosos do Ensino Fundamental e Médio), os alunos que não têm problemas com o adiantamento escolar tendem a ser socialmente maduros e emocionalmente inteligentes. Tome nota de como o aluno socializa. Se o aluno for capaz de brincar e conviver com os alunos do segundo ano, ele provavelmente está apto para pular de ano. Se ele for excluído por causa da sua altura ou maturidade, pode não estar preparado.

  3. 3

    Apresente o aluno ao professor do terceiro ano. Permita que a criança faça perguntas sobre o terceiro ano. Dê-lhe algum tempo para que ele se acostume à uma sala de aula mais avançada.

  4. 4

    Sugira que os pais comprem os livros didáticos e livros de execícios do terceiro ano antes das férias. Recomende à eles tentar fazer com que a criança faça algumas leituras do terceiro ano, algumas vezes por semana durante o recesso. Dê aos pais a lista de materiais e encaminhe-os para as lojas onde se pode comprá-los.

  5. 5

    Faça com que o aluno se torne amigo de algum integrante de sua nova turma do terceiro ano. Sugira à ele entrar em clubes que possuam membros mais velhos. Lembre-se, os alunos do segundo ano este ano serão os alunos do terceiro ano no ano que vem. Incentive o aluno a almoçar na mesa do segundo ano e passar o recesso na sala de aula do segundo ano.

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