on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como preparar óxido áurico

Atualizado em 17 abril, 2017

O óxido áurico também é conhecido como óxido de ouro. Ele é uma molécula muito instável e o ouro muitas vezes aparece na forma de amálgama de ouro-mercúrio. Qualquer óxido de ouro que se forme na natureza decompõe-se rapidamente em condições atmosféricas para ouro metálico. As investigações termodinâmicas de óxido de ouro revelam que o metal livre é favorecido sobre qualquer uma das formas de óxido de ouro. A criação do óxido de ouro como o óxido áurico ocorre em ambientes de laboratório e deriva-se de um processo indireto. Para obter óxido áurico, o ouro deve passar por uma fase intermediária de hidróxido de ouro.

Instruções

Aprenda a fazer óxido áurico que não existe naturalmente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare a solução de ácido cloroáurico. Pese uma quantidade suficiente dessa solução para produzir a quantidade de óxido de ouro necessária. Assuma que 80% produz para a conversão para óxido áurico. Dissolva o ácido cloroáurico anidro em 100 ml de água destilada e mexa até dissolver. Se precisar de uma quantidade grande de óxido áurico, aumente a quantidade de água destilada para dissolver todo o ácido cloroáurico inicial. A solução fornecerá o ouro para a formação do óxido áurico.

    Loading...
  2. Adicione a solução de hidróxido de potássio. Use uma pipeta para adicionar uma quantidade de hidróxido igual a de ácido cloroáurico, com base nas quantidades molares. O hidróxido reage com o ácido cloroáurico para formar um precipitado de hidróxido áurico. Se adicionar um excesso de hidróxido, o hidróxido áurico se dissolverá na solução.

  3. Filtre o precipitado da solução usando o funil de Buchner e filtro de papel. Transfira o resíduo sobre o vidro de relógio.

  4. Posicione o vidro de relógio em um forno de secagem a 100ºC. Para a conversão de hidróxido áurico para óxido áurico, equipe o forno com um agente de desidratação para absorver a água produzida pelo composto durante o processo. Os agentes de desidratação comuns para esse propósito são sulfato de cálcio, cloreto de cálcio e carvão ativado. Posicione um béquer grande com qualquer agente de desidratação de sua escolha no forno com o hidróxido áurico.

  5. Deixe o óxido áurico resfriar em um ambiente sem vapor de água. A exposição ao vapor fará com que o óxido áurico se converta para sua forma hidratada.

Loading...

O que você precisa

  • Ácido cloroáurico anidro
  • Solução de hidróxido de potássio
  • Pipeta
  • Funil de Buchner
  • Filtro de papel
  • Vidro de relógio
  • Forno
  • Agente de desidratação
  • Béquer grande

Referências

Loading ...
Loading ...