Mais
×

Como preservar aranhas para uma coleção de insetos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aranhas estão entre as criaturas mais fascinantes do planeta e são ótimos itens de uma coleção de insetos. Porém, pode ser muito difícil capturar e preservá-las adequadamente. Seus corpos são macios e tendem a murchar e se quebrarem, a menos que medidas corretas sejam tomadas. Não se trata de um método terrivelmente difícil, mas ele requer uma certa prática.

Instruções

Aranhas são ótimos insetos para se colocar em uma coleção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Localize a aranha que se quer preservar para a coleção de insetos.

  2. Cubra o animal com um copo ou com um frasco de plástico transparente. O plástico é preferível se a pessoa estiver na selva, já que é possível transportar a aranha sem o medo de quebrar, mas o vidro funciona melhor se o plano é mantê-la dentro de casa.

  3. Coloque um pedaço de papel embaixo do frasco, movendo-o devagar para garantir que a aranha suba nele ao invés de ser espremida contra as paredes do pote.

  4. Vire o frasco de cabeça para cima, segurando o papel em cima dele para a aranha não fugir. Bata gentilmente no papel até que a aranha caia no fundo do recpiente.

  5. Tampe o frasco para que a aranha não escape.

  6. Coloque o frasco na geladeira por 1 ou 2 horas. O frio matará a aranha sem que ela murche ou se distorça.

  7. Acrescente vários centímetros de álcool no frasco. O tipo de álcool é muito importante: é preciso preservar a aranha sem secá-la, garantido que ela se torne apropriada para sua coleção. O álcool isopropílico (o álcool de limpeza simples) funcionará, embora uma mistura contendo 70% de álcool etílico misturado com água seja o ideal.

  8. Transfira a aranha para um frasco menor para exibição, mantendo o recipiente novo cheio de álcool. Esse passo não é necessário se a captura tiver sido feita no frasco que se deseja disponibilizar para exibição.

  9. Rotule o gênero e a espécie da aranha no frasco com uma etiqueta e marcador. Coloque a identificação no recipiente verticalmente, ao invés de colocá-lo em torno do mesmo, para que a visão que o público tenha do inseto não fique comprometida.

Dicas

  • O frasco no qual se preservará a aranha não precisa ser o mesmo usado para a captura. É possível usar um copo ou um objeto similar para pegá-la para então transferi-la para o frasco final para preservação.
  • Luvas não são necessárias, mas elas podem ajudar na hora de capturar a aranha e oferecerão proteção se ela for venenosa.

O que você precisa

  • Luvas
  • Frascos de plástico transparente com tampas
  • Papel
  • Etanol ou álcool de limpeza
  • Etiquetas
  • Marcadores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article