Primavera: dias mais longos, casas mais limpas

Escrito por craig tomashoff | Traduzido por caio brusamarello soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Primavera em ação com uma limpeza da casa

Primavera: dias mais longos, casas mais limpas
Primavera significa dias mais longos e mais quentes em uma casa mais limpa (Bec Parsons/Lifesize/Getty Images)

Nós temos a ideia da limpeza muito enraizada a partir do momento em que começamos a renovar nossa casa na primavera.

— Danny Lipford, remodelador contratado e contribuinte do CBS "The Early Show"

Ao pensa nas quatro estações, algumas imagens vêm imediatamente à nossa cabeça. Durante o verão, é a tradição do churrasco, piscinas e cortadores de grama. No inverno, há a tradição do chocolate quente e meias. Agora, e a primavera? Baldes, escovas e um esfregão? Enquanto essa estação é um período de renascimento, também é a época em que as pessoas decidem limpar tudo. "É um hábito muito bom de ter", disse Newell Turner, editor chefe da "House Beautiful". "É a época de jogar as coisas velhas fora, comprar novas e recomeçar. É o grande significado da primavera";

Iluminando as coisas internamente

Por séculos a primavera tem sido a estação da limpeza. Na cultura chinesa, tradicionalmente varriam o chão e limpavam suas casas para expurgar as más energias e a má sorte e preparar-se para a vinda do ano novo. De acordo com a tradição judaica, a Páscoa é o período de limpar a casa de todos os produtos levedados. Isto leva a uma limpeza completa da casa.

Enquanto isso na América, a ideia de limpeza de primavera se tornou uma tradição por razões bem práticas. O frio e a escuridão que estiveram presentes na casa durante todo o inverno foram embora e foram substituídos por dias mais longos e quentes.

"A Limpeza da primavera é psicologicamente importante", disse Danny Lipford, um veterano remodelador e frequente contribuinte da CBS no "The Early Show". " Nós temos a ideia da limpeza muito enraizada a partir do momento em que começamos a renovar nossa casa na primavera".

Para Peggy Johnson, especialista em remodelação de interiores a bons preços na Carolina do Norte, a limpeza da primavera é muito mais do que deixar tudo limpo. É tudo ligado a mudança e renovações que vão deixar os ambientes da casa com o espírito da estação. Por exemplo, ela sugere usar mais cestas de vime, no lugar de caixas de plástico, para organizar items como jornais e revistas. É uma forma de dar uma limpada "criar uma nova decoração, bem como adicionar novos elementos ao quarto, coisas mais agradáveis".

Se a limpeza for muito mais ligada à mudança da decoração da casa, isso não precisa ser caro. Algo simples, como mover os quadros para outras paredes, já fará uma grande diferença.

"Reorganizar seus móveis é bom", disse Johnson. "Você pode pegar aquela peça escura e pintar com cores claras, para que o ambiente fique mais fresco, agradável e limpo".

Depois de todo o cinza do inverno, pintar uma cadeira, uma mesa ou um vaso de plantes de uma cor clara ou até mesmo comprar novas almofadas para o sofá, é uma forma perfeita "de fazer algo claro e bonito", disse Turner. "Esses objetos melhoram o clima de um quarto e não são grandes projetos".

O mesmo vale para o quarto, para onde Turner recomenda comprar novos lençóis e cobertas, para modificar o visual do quarto. A sala de jantar também pode ficar com "a cara" da primavera. Está ficando claro do lado de fora, logo deve-se tentar fazer com que o lado de dentro também fique assim, fazendo o que Johnson gosta: colocar uma travessa repleta de belas frutas da estação, como laranjas, limões e maçãs, no meio da mesa de jantar.

Mesmo que seja um pouco mais caro e exaustivo, a primavera também é a melhor época do ano para instalar-se ventiladores de teto.

"Sem dúvida, eles ajudam a poupar energia e terão um efeito refrescante no verão" disse Lipford. "Ventiladores mantêm o ar fresco circulando e fazem o ambiente ficar de 7ºC a 8ºC mais fresco. Logo, março e abril são os melhores meses para se instalar ventiladores de teto, antes que o verão chegue.

As grandes e limpas áreas externas

Com o tempo esquentando, você sabe que deixará as janelas abertas para pegar uma brisa. Isso torna a primavera uma época ideal para limpar as telas das janelas e tirar a poeira e o mofo que acumulam durante o resto do ano. Lipford criou o que ele chama de "banho das telas", com esse objetivo. Ele enche uma piscina infantil de plástico com água e sabão e coloca as telas ali dentro.

A primavera oferece a primeira oportunidade de sair de casa e tomar conta do seu jardim, depois do longo inverno. Lipford dá a dica: para deixar o seu jardim mais agradável, deve-se trabalhar na primeira coisa que você vê quando chega em casa e na última quando sai, a caixa de correios.

"Endireite-a, plante uma árvore ao lado dela, coloque alguns numéros nela", afirma. "Você a vê todos os dias e é apenas um pequeno esforço que terá um grande impacto".

A primavera é tradicionalmente a época de plantar, porém você precisa de um solo saudável para plantar flores, como hortênsias. De acordo com Lipford, os kits para testar o pH da terra são baratos e disponíveis na maior parte das lojas especializadas em jardinagem. Esses kits vão determinar se o seu quintal possui um nível aceitável de nutrientes no solo para que as plantas cresçam. Deve-se usar o kit no começo da primavera, dessa forma você terá muito tempo para melhorar a situação do solo, caso ele não esteja tão bom.

"Se necessário, pode-se aerar o solo do quintal", disse Lipford. "Você pode alugar uma máquina por volta de R$ 50 e isso vai ajudá-lo a deixar o solo mais macio para a primavera e assim a grama terá mais facilidade em crescer".

Quanto mais cedo começar os projetos de limpeza para a primavera, mais tempo terá para desfrutar deles.

"É bom começar tudo isso na primavera, pois desta forma poderá desfrutar do seu trabalho também no outono", lembra Johnson. "Faça tudo agora e você desfrutará disso em um futuro próximo."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível