Problemas e sintomas de um computador que às vezes inicializa e trava

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas e sintomas de um computador que às vezes inicializa e trava
Há muitas razões pelas quais o seu computador pode parar de responder ou "congelar" (Danny E. Martindale/Getty Images News/Getty Images)

Quando você inicializa seu computador, às vezes ele para de responder ou "congela". Um dos aspectos mais problemáticos de seu computador travar durante a inicialização é que você não pode fazer com que o Windows resolva o problema. Quando um computador para de responder, pode ser devido a problemas de hardware, problemas de software, vírus, spyware ou programas de inicialização em excesso.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Um computador que para de responder pode ser um evento aleatório ou um problema contínuo sério. A presença de outros sintomas pode indicar um problema sistemático ao invés de uma única ocorrência. Esses sintomas incluem: o computador frequentemente responde muito devagar ou os programas demoram para abrir, o computador congela frequentemente ou o computador e o disco rígido fazem muito barulho quando estão em operação.

Descarga eletrostática

A descarga eletrostática pode fazer com que o computador pare de responder. É fácil passar eletricidade estática para o sistema sem saber. Quando você acessa o interior de seu computador, o torna vulnerável à descarga eletrostática. Ela pode causar um mal funcionamento em qualquer um ou todos os componentes internos do computador.

Problemas de hardware

Hardware recentemente instalado pode causar problemas na sequência de inicialização. Se você não colocar os módulos de memória corretamente, o sistema pode não inicializar de acordo. Se você instalar um disco rígido novo que é incompatível com o sistema, isso pode causar problemas na inicialização. Qualquer hardware não instalado corretamente, que esteja com defeitos ou seja incompatível com o sistema pode ser o culpado pelo congelamento do computador. Isso pode incluir a placa de vídeo, a CPU, a placa mãe, o suprimento de energia ou barramentos do computador.

Drivers de hardware

Cada dispositivo de hardware que você instala no sistema do computador possui um driver individual. Drivers desatualizados podem fazer com que o sistema pare de responder. Drivers atualizados estão normalmente disponíveis no website do fabricante. Se você substituir ou atualizar um dispositivo de hardware, é importante instalar o driver para o novo dispositivo e remover o driver que não é mais usado.

Problemas de software

Softwares instalados ou atualizados recentemente que estejam corrompidos ou incompatíveis podem resultar no congelamento do sistema ou em falhas. Além disso, um software que não é atualizado regularmente pode causar problemas de inicialização.

Malware

Vírus, spyware, adware e outros programas malignos podem causar problemas na inicialização. Atualize seu programa de anti-vírus regularmente e verifique se você tem um firewall para proteger seu sistema.

Fragmentação da memória

A fragmentação da memória pode levar o sistema a não responder. Você pode obter aplicativos freeware para ajudá-lo a desfragmentar a memória RAM, arquivos de página e drives do disco rígido.

Programas de inicialização

O número e ordem de aplicativos e dispositivos que são carregados durante a inicialização pode fazer o computador ficar em espera ou congelar. Aplicativos utilitários estão disponíveis para auxiliar na determinação de quais programas você pode remover de seu menu de inicialização. Você pode mudar a ordem de inicialização na BIOS do sistema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível