Processador Dual Core Celeron vs. Pentium

Escrito por anthony markesino Google | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Processador Dual Core Celeron vs. Pentium
Processador Dual Core Celeron Vs. Pentium (teclado oscuro image by Cinthy Pilar Revilla Llanos from Fotolia.com)

A Intel é uma das maiores produtoras de componentes de alta tecnologia para computadores, como unidades centrais de processamento, incluindo as linhas Pentium e Celeron. A CPU é uma das partes mais importantes de um computador, uma vez que controla todos os componentes internos e externos. Ambas as linhas Pentium e Celeron são destinadas a computadores de média a alta tecnologia, capazes de executar múltiplos núcleos físicos, assim como os virtuais.

Outras pessoas estão lendo

Velocidade do Relógio Central

A velocidade do clock é, muitas vezes, a melhor maneira de comparar os processadores de produtos de geração semelhantes, como as linhas Pentium e Celeron. Ela é a representação de quão rapidamente a CPU pode interpretar as instruções do sistema operacional, assim como aplicativos do usuário. A linha Pentium 4 varia de 1,3 GHz a 3,8 GHz. A plataforma Celeron tem um CPU que varia as velocidades de relógio de 1,6 GHz a 3,06 GHz.

Barramento frontal

Quando se compara computadores com múltiplos núcleos, é importante levar em consideração a sua capacidade de comunicar uns com os outros, assim como outros dispositivos. O barramento frontal para a plataforma Celeron suporta uma velocidade de até 1.066 MHz. A linha Intel Pentium 4 tem um alcance de 400 MHz a 1.066 MHz.

Características do Pentium

Os processadores de múltiplos núcleos da Pentium apresentam Modo de Espera, permitindo que a CPU economize energia quando não estiver em uso. Houve também uma atualização significativa para a tecnologia SpeedStep que permite que a CPU mude para operações de baixa frequência que requerem menos energia quando não estiver usando aplicações intensivas. A linha Pentium 4 também possui uma proteção integrada contra vírus e sistema de suporte remoto chamado vPro.

Características do Celeron

A Intel Celeron apresenta Intel Wide Dynamic Execution, permitindo um uso mais eficaz do clock. As características adicionais incluem "Enhanced Smart Memory Access", que otimiza o cache L1-L3 interno para maximizar a largura de banda. Com toda essa otimização, os aplicativos de mídia não são excluídos com o "Advanced Digital Media Boost", que acelera a compressão e execução de arquivos de vídeo e música.

Conclusão

A Intel possui mais de 40 produtos para desktop e plataformas móveis, incluindo as séries Celeron, Core 2 Duo e Pentium. Como muitos produtos Intel compartilham os mesmos conjuntos de recursos, no final das contas se resume no preço e na velocidade de processamento. A linha Pentium 4 possui dois processadores, mas dividido em um processo de fabricação separado. Isso gera uma desaceleração considerável em comparação ao Celeron que usa um processo de fabricação avançado que melhora muito a comunicação interna entre os núcleos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível