×
Loading ...

Produtos para restaurar espelhos

Atualizado em 17 abril, 2017

Um espelho pode parecer ser feito de vidro refletivo, mas na verdade é feito de vidro comum com uma camada de prata por trás. Com o tempo, a prata pode ir se danificando, deixando o espelho com manchas escuras ou descoloridas. Se o espelho é antigo ou valioso, é preferível restaurá-lo ao invés de substituí-lo. O processo usa vários produtos cáusticos que devem ser manuseados por profissionais.

Espelhos velhos se danificam com o tempo. (antique mirror reflexion image by Rog999 from Fotolia.com)

Removedor de tinta

Ao retirar o espelho de sua moldura, é possível ver que a traseira tem uma demão de tinta para proteger a prata. Pode-se usar qualquer removedor de tinta comercial para dissolver esta tinta e se chegar à prata.

Loading...

Ácido nítrico

O ácido nítrico dissolve a camada danificada de prata na traseira do espelho. Também será dissolvido o cobre aplicado sobre a prata. O ácido nítrico é um produto altamente corrosivo, por isso use equipamentos de segurança como luvas e óculos ao mexer com ele.

Cloreto de estanho

O cloreto de estanho é usado como agente de ligação ao restaurar espelhos. Quando o cloreto de estanho é misturado com água destilada, seus componentes são separados, resultando em cloro e estanho. Esta mudança na estrutura iônica do produto é que permite que a prata se ligue à superfície do vidro.

Nitrato de prata

O nitrato de prata é uma combinação de prata em uma solução salina. Ao entrar em contato com o cloreto de estanho separado, ele toma um elétron do estanho e se precipita, isto é, separa-se da solução misturada. A prata é depoistada no vidro, criando a superfície refletiva do espelho.

Aerórgrafo de duas bocas

O jeito mais fácil de aplicar a mistura de água destilada, cloreto de estanho e nitrato de prata à superfície traseira do espelho é usando um aerógrafo de duas bocas. Assim é possível cobrir o espelho com ambos produtos ao mesmo tempo, enquanto estes causam a reação que permite que a prata adira ao vidro.

Tinta

Assim que a prata secar na traseira do espelho, aplique duas camadas de tinta sobre a prata para protegê-la. Primeiro use tinta de cobre, depois passe uma demão de tinta cinza protetiva. Isso garante que o banho de prata não borre ou seja danificado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...