O que produz o hCG em mulheres grávidas?

Escrito por regan hennessy | Traduzido por paloma nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que produz o hCG em mulheres grávidas?
Como é o processo de gravidez? (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Progesterona durante a gravidez

A importância da progesterona na gravidez ajuda a explicar a necessidade de produção de hCG. Durante a segunda metade do seu ciclo menstrual, o alto nível de progesterona impede a menstruação e ajuda a preparar a parede do útero para a implantação do óvulo fertilizado. Quando você engravida, a progesterona ajuda a preparar os seus seios a produzirem leite para o seu bebê. Ela também realiza outras tarefas importantes durante a gravidez, entre elas diminuir o nível de prostaglandina no seu corpo e inibir as contrações uterninas. De acordo com Robert Creasy, M.D., Professor Emérito do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Universidade Médica do Texas, em Houston, níveis inadequados de progesterona durante o início da gestação causarão o aborto do bebê.

O corpo lúteo e os hormônios

Durante a ovulação, um folículo em um dos seus ovários libera um óvulo maduro que vai até à tuba uterina para ser fertilizado. Esse folículo se desenvolve no corpo lúteo, que produz altos níveis de estrogênio e de progesterona, dois hormônios essenciais para manter a gravidez. Se o esperma não fertilizar o óvulo, o seu corpo não precisa dos altos níveis de estrogênio e progesterona; o corpo lúteo para a produção dos dois hormônios e se degenera, fazendo seu corpo passar pelo período menstrual.

Produção de hCG

Se o esperma fertilizar o óvulo, este irá até o seu útero (prendendo-se na parede do útero) e as células ao redor dele (que, no final, formam a placenta) começam a produzir hCG. A produção de hCG pelo embrião envia um sinal para o corpo lúteo para que ele continue produzindo progesterona para manter a gravidez. Creasy diz que o hCG aumenta a vida do corpo lúteo até que a placenta tenha se desenvolvido a ponto de conseguir produzir progesterona. Normalmente essa mudança de produção de progesterona do corpo lúteo para a placenta ocorre na décima semana de gravidez, de modo que o hCG é essencial durante esse período para manter o seu bebê vivo.

Níveis de hCG

Depois que o embrião começa a produzir hCG, os níveis deste hormônio no seu corpo aumentam regularmente. A Associação Americana de Gravidez afirma que um exame de sangue pode detectar o nível de hCG cerca de 11 dias depois da concepção; um exame de urina pode detectar o hCG aproximadamente de 12 a 14 dias depois da concepção. Na maioria das gravidez, o nível de hCG dobra aproximadamente a cada dois ou três dias e chega ao pico em algum momento entra a oitava e décima primeira semana de gestação. Depois, o nível de hCG diminuirá e se manterá o mesmo durante o resto da gravidez.

Problemas com a produção de hCG

O nível de hCG normalmente aumenta em certas taxas durante o começo da gravidez. Se a sua obstetra ou sua parteira notarem que o nível de hCG está anormal, ela verificará diversas vezes para determinar o andamento da gravidez. De acordo com a Associação Americana de Gravidez, o alto nível de hCG no sangue pode indicar uma gravidez molar (crescimento anormal do tecido no seu útero) ou gravidez múltipla. O baixo nível de hCG no sangue pode indicar um aborto (perda espontânea da gravidez) ou uma gravidez ectópica (implantação do óvulo em um local fora do útero).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível