×
Loading ...

Projetos artísticos com formigas para a pré-escola

Atualizado em 12 agosto, 2018

As formigas chamam a atenção dos alunos da pré-escola que gostam de ciência, insetos ou natureza. Os projetos de arte com formigas funcionam bem para um tema de insetos no nível da pré-escola. As crianças criam artesanato com formigas enquanto aprendem sobre os insetos rasteiros. Essa atividade se encaixa bem no programa pré-escolar, mas também funciona em casa, se você tiver uma criança curiosa.

Recrie formigueiros comestíveis (Ant hills image by Jim Mills from Fotolia.com)

Formigas recicladas

Formigas feitas com reciclagem permitem que as crianças pequenas criem suas próprias réplicas de formigas para exibição. Uma opção comum é usar três copinhos da caixa de ovos para criar o corpo da formiga. Deixe as crianças pintarem para parecer mais realista. Adicione olhos agitados, patas e antenas feitas com limpadores de cachimbo. Para expandir o tema da reciclagem, reúna diversos materiais recicláveis. Mostre às crianças a imagem de uma formiga, enfatizando as suas três partes (cabeça, tórax e abdômen). As crianças escolhem os materiais que desejam e os colam, para criar as formigas. Exiba as formigas criadas pela sala.

Loading...

Insetos de impressão digital

Nesta ideia artística, a marca do polegar da criança criará o corpo das formigas. Mergulhe os polegares de cada criança em tinta lavável ou em uma almofada de tinta lavável. As crianças pressionam três impressões do polegar em uma fileira, com uma tocando levemente na outra. Incentive-as a desenhar antenas, pernas e outros detalhes. Elas também podem colorir o fundo e desenhar detalhes adicionais, como árvores ou o sol. Outra ideia é colocar as formigas feitas com os polegares em pedaços de papel quadriculado vermelho e branco, para parecer que estão sobre uma toalha de piquenique.

Formigueiro de papel

Uma folha grande de papel pardo pode se transformar em um formigueiro nesse projeto artístico. Corte o papel no formato de um formigueiro. As crianças desenham ou pintam os túneis em seu interior. Elas poderão fazê-los retos e organizados ou sinuosos e por toda parte. Acrescente algumas formigas dentro do formigueiro. As formigas feitas com o polegar funcionariam bem dentro do desenho.

Formigueiro comestível

Os projetos artísticos não precisam ficar pendurados na parede. Os projetos comestíveis são atraentes para os alunos que gostam de ajudar na hora do lanche. Uma colher de pudim de chocolate em um copo de plástico transparente pode representar a terra. Uma camada de biscoitos triturados em cima do pudim cria a terra mais fina, que forma o monte do formigueiro. Já as formigas comestíveis aparecem na forma de raspas de chocolate, que as crianças podem colocar dentro do formigueiro. Tire uma foto das crianças com as suas obras-primas, antes que elas as comam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...