×
Loading ...

Projetos de ciências para alunos do quinto ano usando bicarbonato de sódio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O bicarbonato de sódio é um item comum que muitas famílias sempre têm na cozinha. Essa substancia é fácil de ser encontrada e é barata, podendo ser usada como um material para projetos escolares de ciência. O bicarbonato de sódio pode ser combinado com outros ingredientes do nosso dia a dia para criar reações para os projetos científicos. Além disso, esses projetos são apenas uma maneira de introduzir os alunos do quinto ano a um interesse vitalício pela ciência.

Prenda a atenção dos alunos com projetos que usem o bicarbonato de sódio (Comstock/Comstock/Getty Images)

Explosão de bolhas

Quando o bicarbonato de sódio e o vinagre interagem, as moléculas criam uma reação explosiva, a qual prende a atenção dos alunos nas propriedades químicas exibidas. Para realizar esse projeto, você precisará de água, um copo de medição, sacolas plásticas com fecho, papel toalha, bicarbonato de sódio e vinagre. Enrole o bicarbonato de sódio dentro de um papel toalha dobrado e coloque o embrulho em uma mistura de vinagre e água dentro da sacola plástica. Afaste-se, pois a sacola explodirá. Discuta a ciência por trás da explosão conforme as bolhas resultantes da mistura escorrem pela sacola.

Loading...

Faça um bolo

Fazer um bolo está além dos projetos das aulas de economia doméstica. O processo de assar demonstra os princípios de quando uma base (bicarbonato de sódio) interage com um ácido (leitelho ou suco de laranja), ocorrendo uma reação química que faz com que toda a mistura cresça ao ser aquecida. Esse experimento é útil, pois ele faz uma ponte entre a ciência e a nossa vida cotidiana. Divida os alunos em grupos e peça para eles seguirem uma receita que precise de bicarbonato na mistura. Peça para eles observarem os bolos enquanto estão no forno e explique a razão que faz a massa crescer. Realize uma discussão sobre as reações químicas que fazem o bolo aumentar de tamanho, fazendo um gancho com as aulas anteriores sobre ácidos e bases.

Vulcão de bicarbonato de sódio

O vulcão de bicarbonato de sódio cria uma reação atrativa, a qual os alunos podem presenciar. Instrua-os sobre como fazer um modelo de vulcão com papelão ou cartolina e uma garrafa d’água de 500 mL. Os alunos podem usar a imaginação no processo de criação do vulcão acrescentando cor e folhagem para deixá-lo mais realista. No dia pré-estabelecido, peça para os estudantes trazerem os vulcões para a aula e encherem as garrafas dentro dos modelos de vulcão com uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e corante alimentar vermelho. Em seguida, explique que a combinação de um ácido – como o vinagre – com uma base – como o bicarbonato de sódio – dentro de um recipiente causa uma reação explosiva. Faça uma comparação dessa reação com as erupções reais na natureza, contrastando as similaridades e diferenças.

Inflando o balão

Combine o bicarbonato de sódio com vinagre dentro de um balão para demonstrar o dióxido de carbono que é liberado como um subproduto da mistura (consultar Ref. 4). Encha uma bexiga vazia com algumas colheres de bicarbonato de sódio e estique a abertura do balão sobre o frasco de vinagre. Vire o balão para derrubar o bicarbonato de sódio no vinagre e observe conforme o dióxido de carbono é liberado dentro do balão, fazendo com que ele infle. Retire o balão, amarre-o e observe-o cair no chão. Posteriormente, explique que o balão cai porque o dióxido de carbono é mais pesado que o ar. Faça uma comparação com o gás hélio, que é mais leve, fazendo com que o balão flutue.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...