Projetos de ciências sobre poluição do solo

Escrito por chris dinesen rogers | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciências sobre poluição do solo
Projetos de ciências sobre a poluição do solo podem ajudar os alunos a definirem conceitos importantes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A poluição do solo possui várias causas tanto no passado, como a mineração, até os dias de hoje, como práticas humanas inapropriadas de agricultura. Do ponto de vista de um estudante, o solo pode ser apenas terra. Por isso, a ideia de que ele pode ser poluído por algo além do lixo comum pode não ter sido levada em conta. Projetos de ciência com o tema de poluição do solo ajudam a definir esses conceitos e a alertar os alunos sobre os efeitos do mal uso de terras. A complexidade da poluição do solo envolve várias áreas de investigação.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento do projeto

Selecione os projetos de ciência de acordo com a faixa etária do grupo. Os projetos sobre poluição do solo apresentam ótimas oportunidades para abordar outras áreas de conhecimento, como ciências sociais e história. Desse modo, os estudantes podem correlacionar outras atividades humanas e seus impactos diretos sobre o meio ambiente.

Uso de terras

Investigue como se usava as terras e como essas atividades impactavam o solo. Experimentos que medem a concentração de toxinas no solo, como chumbo e arsênico, podem ilustrar outros conceitos, como os efeitos a longo prazo da poluição de solos por produtos químicos utilizados na mineração. Instrua os alunos a coletarem várias amostras de solo para o teste adequado. Explique os procedimentos científicos básicos, como a identificação apropriada de cada uma das amostras coletadas e como fazer anotações sobre o experimento.

Examine as práticas dos dias de hoje e seus possíveis efeitos no solo. Projetos que ilustram o impacto de produtos domésticos comuns, como detergentes e produtos de limpeza, podem ajudar os alunos a entenderem os impactos ambientais causados por eles mesmos. Desenvolva projetos de ciências que mostrem efeitos desses mesmos produtos domésticos no crescimento de plantas. Para quantificar o impacto, monte um projeto controle sem contaminação do solo causada por produtos químicos domésticos.

Complexidade da poluição do solo

Ilustre a complexidade da poluição do solo com projetos de ciências que demonstrem os efeitos variados que ela tem sobre o meio ambiente. Desenvolva trabalhos que envolvam as diferenças desses efeitos, baseando-as nos diversos tipos de solo e propriedades físicas das toxinas. Pesquise por diferentes constantes de absorção. Essa também é uma boa oportunidade para discutir o escoamento de toxinas que não são prontamente absorvidas pelo solo. Assim, os alunos podem distinguir os impactos amplamente difundidos e causados pela poluição terrestre.

Investigue como a poluição do solo ocorre e demonstre isso em projetos científicos que exibem os efeitos da erosão, por exemplo, já que ela cria buracos e caminhos pelos quais águas contaminadas podem passar e contaminar os solos subterrâneos. Esses trabalhos podem ilustrar como a poluição está presente em locais mesmo quando ela não é evidente.

Mostre impactos ambientais de casos óbvios de poluição do solo, como a incapacidade de reciclar ou o acúmulo do lixo. Projetos de ciência podem ser feitos para mostrar como o lixo pode persistir no meio ambiente e os possíveis efeitos que ele terá sobre a vida selvagem. Conceitos que podem ser incluídos são os benefícios que a reciclagem traz para o meio ambiente e para a fauna e a flora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível