Projetos de demostração de tomates que brilham no escuro

Escrito por jyoti jennings | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de demostração de tomates que brilham no escuro
Pode-se fazer tomates comuns brilharem no escuro (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Todas as coisas que brilham no escuro possuem um tipo de fósforo. As propriedades científicas da luminescência do fósforo podem ser criativamente demonstradas fazendo objeto comum, como os tomates, a brilharem. Tomates brilhantes é um experimento relativamente simples que leva menos de uma hora. É um memorável e divertido modo de se mostrar possível como uma reação química de fósforo faz com que brinquedos brilhem no escuro.

Outras pessoas estão lendo

Fósforo

O fósforo é uma substância que irradia brilho depois de ser energizado por alguma outra fonte de energia. A energia absorvida é liberada em forma de luz. Por isso que há instrução de se colocar um brinquedo que brilha no escuro em uma fonte de luz por um breve momento, para que brilhe no escuro. Os químicos criaram muitas substâncias que se comportam como o fósforo, incluindo o sulfeto de zinco e estrôncio saturado, para ser usado na fabricação. Fósforos são usados em objetos como as telas de TV, telas de computadores e lâmpadas fluorescentes bem como em brinquedos.

Obtendo materiais para o experimento

Será preciso de um tomate, fósforo líquido, peróxido de hidrogênio doméstico e uma seringa para injetar as químicas no tomate. Não há um tamanho específico para o tomate. Para obter-se o fósforo, raspe o material vermelho dos palitos de fósforo e colocá-lo em alvejante. Uma vez que as cabeças de fósforos estiverem totalmente dissolvidas e o líquido ter ficado em repouso por 20 minutos, haverá duas camadas no recipiente - uma de líquido e outra de sólido. O líquido será usado como o fósforo.

Fazendo o tomate brilhar

Usar uma seringa para injetar no tomate o líquido de fósforo. Injete a seringa em torno de 2,5 cm e insira o líquido. Faça esse procedimento ao redor de todo o tomate. Depois, encha a seringa com peróxido de hidrogênio e injete no tomate repetidas vezes para ativar o fósforo. O tomate começara a brilhar. O uso do fósforo em um experimento é muito similar às varetas que brilham onde um pequeno recipiente interno é quebrado para misturar os dois produtos químicos. A reação química que acontece na mistura das duas substâncias energiza o fósforo e produz o brilho.

Cuidados e dicas

Espere para injetar o peróxido de hidrogênio no tomate até que esteja pronto para demonstrar o produto porque o efeito de luminescência dura apenas algumas horas, como as varetas que brilham. Prepare a experiência e mostre os tomates brilhantes dentro de um recipiente para que os produtos químicos que pingarem não causarem perigo. Use luvas e tenha uma torneira por perto para lavar qualquer produto que venha cair sobre o corpo. Depois da experiência, o tomate não poderá ser consumido por causa dos produtos químicos injetados que são muito venenosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível