Projetos de escola primária com instrumentos sonoros

Escrito por alice ladkin | Traduzido por claudio porstmann
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de escola primária com instrumentos sonoros
Fazendo maracás em casa é um projeto divertido e simples para crianças do ensino fundamental (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Fazer com que crianças de escolas primárias criem seus próprios instrumentos é uma forma divertida e educativa de ensiná-las como funcionam diversos instrumentos e mostrar os diferentes sons que eles fazem. Pode ser uma ótima ideia reunir os instrumentos num grupo para que as crianças possam tocá-los juntamente com uma banda.

Outras pessoas estão lendo

Guitarra caixa

Guitarra de caixa é um instrumento de corda fácil de fazer como projeto de som na escola primária. Encontre uma caixa de sapatos velha ou uma de lenços de papel e ajude as crianças a cortar um grande buraco oval na parte superior. Para ficar mais divertido, podem decorar a caixa com lápis de cor ou adesivos. Estique três elásticos em volta da caixa pelo lado comprido, de modo que cada uma passa por cima do buraco. De um lado, perto do buraco, coloque um lápis sob os elásticos, para imitar um captador de guitarra. Explique como as vibrações dos elásticos -- as cordas -- se propagam através dos diferentes componentes da guitarra e produzem o som.

Tamborim

O tamborim é um instrumento de percussão simples e divertido de fazer para um projeto. Ajude as crianças a colar ou grampear dois pratos de papel. Se estiver usando um grampeador, não esqueça de cobrir os grampos com fita adesiva depois. Faça vários furos em volta da borda dos pratos com um furador. Usando um fio, amarre pequenos sinos em cada furo. As crianças aprenderão que o som é feito quando agitam os pratos porque os sinos vibram e geram um som metálico.

Trompa

Esse instrumento divertido como uma trompa ensina como através do sopro, sons diferentes podem ser feitos com alguns instrumentos, e que por isso são chamados de instrumentos de sopro. Comece cobrindo uma extremidade de um rolo de papel de cozinha com um papel encerado e prenda-o com um elástico. Com a ponta de uma caneta, faça uma linha de pequenos furos ao longo do rolo. Três ou quatro furos são suficiente. As crianças podem fazer som soprando para dentro da extremidade aberta do rolo e variar os sons tapando e abrindo os buracos.

Maracás

Com frequência, maracás caseiros são o instrumento favorito de uma criança na hora de brincar. Procure dois copos de plástico do mesmo tamanho. Encha um dos copos até a metade com grãos de café, ervilhas secas, arroz, macarrão ou contas. Ajude a criança a colar os dois copos com cola quente e enrole fita adesiva em volta das bordas para torná-lo mais seguro. Se preferir, as crianças podem decorar os copos com tinta acrílica ou colar alguns retalhos de tecido para fazer os maracás mais coloridos. Explique que os maracás funcionam da mesma forma que o tamburim, ambos são instrumentos de percussão, mas produzem sons diferentes por serem feitos de materiais diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível