Projetos infantis para demonstrar como os objetos flutuam

Escrito por erica loop | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos infantis para demonstrar como os objetos flutuam
Discuta a densidade e a flutuação dos objetos com as crianças (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Se você é professor ou parente de uma criança pequena, as atividades de ciências podem ajudar a criança a explorar o mundo ao seu redor e desenvolver um pensamento crítico. Um projeto para verificar se objetos flutuam ou afundam é uma forma fácil de ensinar à criança conceitos chaves como gravidade, massa, densidade e deslocamento.

Outras pessoas estão lendo

Procedimento científico

Incorpore o procedimento científico no projeto de flutuação. Apenas colocar o objeto na água e instruir a criança a olhar não será suficiente para ajudá-la a aprender e desenvolver pensamento crítico. Em vez disso, comece com uma discussão sobre os princípios científicos que determinam se um objeto flutua ou não, como a flutuabilidade e a gravidade. Peça à criança que tente prever ou crie hipóteses sobre quais objetos devem afundar e quais devem boiar quando colocados na água. Teste as hipóteses e peça à criança que faça observações. Ao final do experimento, converse com ela sobre o que aconteceu e elabore conclusões.

Materiais

Os materiais para um projeto infantil sobre flutuação variam conforme o experimento específico. A maior parte dos projetos sobre o tema utilizam água, mas também podem requerer refrigerantes, sucos ou outros líquidos de densidade diferente. Você também precisará de um recipiente para alojar o líquido. Como a criança precisa conseguir ver o que está acontecendo, um recipiente de plástico transparente ou vidro é uma boa escolha. Para comparações, utilize objetos de massas diferentes que caibam no recipiente. Exemplos de objetos são brinquedos pequenos, bolinhas de gude, penas, colheres de plástico, chaves e bolas.

Projeto com líquidos

As crianças podem explorar a flutuação dos objetos fazendo o experimento com diferentes tipos de líquidos. Estes experimentos sobre densidade permitem que elas descubram como as propriedades químicas das substâncias afetam outros líquidos e os objetos colocados neles. Escolha vários líquidos como água, suco, xarope de milho e óleo. Coloque cada um em um recipiente separado. Introduza um objeto pequeno como uma uva passa em cada um dos líquidos, tente prever e observe o que acontece. Discuta por que a uva passa flutua ou afunda em cada uma das substâncias. Retire o objeto e misture os líquidos entre si para ver como se comportam. Despeje óleo na água ou o xarope de milho no suco e observe como formam camadas conforme suas densidades.

Afundar ou flutuar

Comparações simples sobre a capacidade dos objetos de flutuar ou afundar são uma forma simples de ensinar crianças desde a pré-escola até o ensino médio. Utilize apenas um meio líquido. A transparência da água a torna ideal para realizar observações. Escolha uma variedade de objetos, como bolinhas de gude, moedas, barquinhos de brinquedo ou pedaços de barbante. Pese os itens em uma balança e pergunte a eles quais devem afundar ou boiar. Peça às crianças para colocarem os objetos na água um por vez e observem. Discuta as razões plausíveis para as propriedades dos objetos na água. Esta discussão deve incluir os conceitos de massa, gravidade, densidade e flutuabilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível