Tecnologia

Qual é o propósito do processador de um computador?

Escrito por gabriel dockery | Traduzido por ilve maria
Qual é o propósito do processador de um computador?

Saiba qual o propósito de um processador de computador

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A função de processador de um computador ou CPU é receber dados e instruções e enviar dados depois das instruções terem sido efetuadas. Embora aparentemente simples, o design e operação de uma CPU moderna não é nada menos do que uma maravilha da engenharia.

História

A primeira série de CPUs para consumidores foi a série Intel 808x de processadores, que corriam em uma frequência de 5, 6, 8 e 10 MHz. As CPUs modernas de hoje podem chegar a frequências acima de 4 GHz com refrigeração líquida e vários núcleos de processamento.

Função

O processador do computador recebe as informações em forma de dados binários e microcódigos de aplicações informáticas. Em seguida, realiza operações binárias sobre esses dados, dependendo de que instruções foram recebidas e em que ordem. Em seguida, ele envia esses dados para vários dispositivos conectados ao computador, como monitores, discos rígidos e memória RAM.

Benefícios

Com o poder funcional crescente da CPU e com o custo constantemente diminuindo, ela completa quase todos os aspecto da vida humana. A CPU auxilia tanto na realização de tarefas pequenas, como manter o controle de tempo, quanto para tarefas grandes, como pesquisar curas para doenças.

Potencial

Embora as leis da física estejam limitando a evolução, os processadores melhoraram com o passar do tempo graças a empresas como a Intel, que vêm contornando essas limitações, adicionando vários núcleos de processamento e utilizando novos materiais de fabricação, como o háfnio.

Tipos

No mercado de CPUs global de hoje só existem, realmente, dois concorrentes. A Intel e a AMD (Advanced Micro Devices) produzem e distribuem a grande maioria dos processadores de propósito geral. Suas ofertas de produtos é vasta e abrange tudo, desde simples CPUs para celulares até CPUs para supercomputação.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media