Como publicar uma planilha interativa do Open Office no meu site

Escrito por jeff schomay | Traduzido por paula mangia garcia terra
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Como publicar uma planilha interativa do Open Office no meu site
Colocando uma planilha interativa do Open Office em seu site (http image by chrisharvey from Fotolia.com)

O OpenOffice é a alternativa gratuita ao Microsoft Office. Ele inclui um programa para planilhas eletrônicas chamado "OpenOffice Calc", que é semelhante ao Microsoft Excel. Enquanto uma planilha pode ser muito poderosa como aplicação destinada a um único usuário, a capacidade de exportar uma planilha interativa para um site permite a interação do público. Por exemplo, você pode reunir informações de colaboradores em uma única planilha, tornando-a interativa pela web. Ou você pode criar uma "mini-aplicação" que realiza cálculos baseados em dados inseridos pelo visualizador do site. O OpenOffice Calc pode exportar uma planilha como um arquivo PDF ou HTML, o que pode ser incorporado em um site, porém esta solução não seria interativa. Para uma solução gratuita, relativamente simples, e totalmente interativa, você deve combinar o OpenOffice Calc com o Google Docs.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Planilha do OpenOffice
  • Conta do Google

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Instruções

  1. 1

    Crie e salve a planilha usando o OpenOffice Calc. A planilha interativa final, incorporada on-line, deve ser capaz de assumir os valores das células simples, assim como a maioria das funções, apesar de que algumas características complexas do OpenOffice Calc podem não funcionar no Google Docs. Ao salvar a planilha, use a extensão padrão ".ods" ou escolha o formato de extensão ".xls" do Microsoft Excel. O Google Docs importa ambos os tipos de planilhas, assim como muitos outros.

  2. 2

    Faça login na sua conta do Google Docs (veja o link em Recursos). No canto superior esquerdo, clique em "Fazer upload" e siga as instruções na tela para enviar a planilha que você acabou de criar. Ela irá abrir em uma nova janela ou aba, onde é possível vê-la ou modificá-la. Verifique se tudo está funcionando corretamente.

  3. 3

    Publique sua planilha, clicando em "Compartilhar", no canto superior direito e, em seguida "Publicar como página da web". Uma caixa de diálogo irá aparecer com opções para publicar. Ajuste o seletor suspenso abaixo de "Obter um link para os dados publicados" para "HTML para incorporar em uma página". Isto fará com que seja gerado o código necessário para incorporar a planilha no seu site. Sempre que um visitante fizer alterações na planilha interativa em seu site, ela será atualizada em tempo real.

Dicas & Advertências

  • É possível personalizar as permissões dos usuários que irão editar a planilha.
  • Você pode optar por publicar a planilha inteira para que tenha sua própria página e sua própria URL.
  • O Google Docs não oferece, atualmente, a capacidade de bloquear células específicas, ou seja, qualquer pessoa com permissões de edição pode alterar sua planilha da maneira que quiser. Outra opção é usar o Zoho Sheets, outro serviço de documentos on-line que funciona igual ao Google Docs, mas que permite bloquear as células das fórmulas. As alterações em um formulário incorporado não são salvas da mesma forma como no Google Docs.

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