Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?

Escrito por jacob reis Google | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
Os recifes de coral são a casa de muitas espécies de animais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O recife de coral é um lugar rico em vida marinha aquática, com todo o ciclo das relações simbióticas de vida. Muitas espécies diferentes têm o recife como sua casa, e cada um é único por sua profundidade, localização e história. O peixes coloridos associados com recifes estão longe de ser os únicos organismos que vivem lá.

Peixes

Os recifes são especialmente populares para os peixes pequenos, devido às suas estruturas únicas e ecossistemas. Muitas espécies de peixes pequenos, como o peixe-palhaço ou peixe-das-anêmonas vivem lá. Na verdade, em alguns recifes, como a Grande Barreira de Corais, encontram-se mais de 1.500 espécies de peixes. Além dos pequenos, os recifes também apresentam animais muito maiores, como o tubarão-baleia, que pode crescer mais de 12 metros e é atraído para lá pelas espécies que ataca.

Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
O peixe-palhaço é um habitante típico dos recifes de corais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vida réptil marinha

O recife também é o lar de algumas espécies de animais que não mudaram muito desde que eles começaram a se formar, cerca de 25 milhões de anos atrás. Estes incluem os habitantes répteis, como as cobras e tartarugas marinhas. As serpentes marinhas evoluíram a partir das cobras terrestres, mas são distintas das enguias por certas características. As tartarugas marinhas, que estão ameaçadas de extinção devido à caça, muitas vezes são habitantes de recifes de coral.

Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
O Golfo do México é onde vivem cinco das sete espécies de tartarugas marinhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mamíferos marinhos

Outro habitante típico dos recifes é o golfinho. Muitas espécies deles visitam as águas para alimentar-se e socializar. Muitos recifes também são visitados por mamíferos marinhos maiores. As pequenas baleias-de-minke ou as grandes baleias assassinas já foram encontradas ao longo da vida aquática do recife. Essas baleias tendem a alimentar-se dos peixes que vão longe demais da relativa segurança do local.

Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
Os golfinhos são um dos maiores habitantes do recife (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Moluscos

Incrivelmente, a Grande Barreira de Corais é o lar de mais de 5.000 espécies de moluscos. Nos recifes de todo o mundo vivem essas criaturas incomuns, que incluem a ostra gigante. Ela podem crescer até mais de três metros de comprimento e são conhecidas por sua capacidade de produzir enormes e valiosas pérolas. Os polvos e as lulas também são membros da família molusco.

Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
Ostras gigantes têm uma relação simbiótica, assim como os recifes de coral, com uma planta como a alga que vive perto dos recifes rasos, acima de 20 metros de profundidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Corais

Transformar um pedaço normal do fundo do oceano no ecossistema mais diverso do planeta não é pouca coisa. Alguns recifes de coral se desenvolveram há mais de 25 milhões de anos. O crescimento ocorre por causa dos pólipos de coral, pequenos animais colonizadores com pequena tentáculos que ligam-se para criar os recifes. Os pólipos obtêm sua energia a partir das algas que crescem sobre eles, e, uma vez que as algas precisam de luz para sobreviver, os recifes se encontram somente em águas rasas. A razão pela qual os recifes de coral demoram tanto para crescer é que seus pólipos só crescem cerca de um centímetro por ano.

Quais animais vivem nos recifes de corais e ao redor deles?
Os corais constituem-se de pequenos pólipos, que colonizam e vivem por centenas de anos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível