Mais
×

Quais são os benefícios de se usar sapatos de couro sintético?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O couro, feito de pele de vaca, é um material muito usado em sapatos e outros itens de vestuário. Ativistas expressaram preocupação com o uso de couro e o seu efeito sobre a população de vacas, então tiveram muitos avanços no uso de couro sintético. Este é feito para dar a impressão de ser couro real, mas sem preocupações com os direitos animais. Há benefícios em usar sapatos de couro sintético, se comparado ao couro real.

Sapatos de couro sintético têm suas vantagens. (men's leather shoes image by weim from Fotolia.com)

Ambientalmente seguro

Couro sintético é frequentemente usado em sapatos veganos e outras marcas que servem para aqueles preocupados com o bem-estar das vacas e dos outros animais. Couro sintético é frequentemente feito de uma combinação de têxteis e de poliuretano para produzir o material sintético com a sensação de couro autêntico. Couro genuíno também tem que passar por tratamento intensivo para tornar-se pronto para a fabricação de calçados. Os produtos químicos utilizados para tratá-lo danificam o meio ambiente e tiram a biodegradabilidade do couro, de acordo com ENCAP, um ramo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Sapatos de couro sintético não requerem tanta preparação e utilizam menos química durante o processo.

Sapatos sintéticos não requerem tanta preparação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Custo-benefício

Couro tradicional tende a ser muito mais caro do que o sintético. A razão para isso é porque o couro requer muito mais preparação, sendo, portanto, mais dispendioso. As vacas necessárias para fazer o couro exigem terra, cuidados e alimentação. Em seguida, a pele tem que ser tratada antes de um sapato poder ser feito com o couro. Tudo isso contribui para o preço final de compra. Couro sintético não requer tanta preparação ou trabalho para ser produzido, por isso sapatos de couro sintético são significativamente mais baratos.

O couro tradicional precisa de muito mais cuidados, por isso ele é tão caro (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Durabilidade

Sapatos de couro sintéticos são projetados para manter sua forma e geralmente são muito duráveis. Eles também são mais resistentes à água do que o couro real, o qual pode manchar e sofrer danos quando expostos à chuva ou neve ao longo do tempo. Couro sintético é projetado para sobreviver às condições climáticas e ao desgaste de andar e correr por um longo período de tempo.

O couro sintético é mais resistente às condições climáticas do que o tradicional (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article