Mais
×

Como desmontar relógios de quartzo de parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Relógios de quartzo estão presentes em casas no mundo inteiro. Considerado um relógio de precisão que não requer ajustes, o relógio de quartzo substituiu os despertadores mecânicos nos quartos e os relógios decorativos nas salas de estar. Na realidade, praticamente qualquer tamanho ou formato de relógio pode acomodar um mecanismo de quartzo a pilha. Com raras exceções, um mecanismo de relógio (de parede ou despertador) de quartzo pode ser desmontado com algumas ferramentas em relativamente pouco tempo.

Instruções

Relógios de quartzo movidos a pilha podem ser desmontados para conserto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra o compartimento da bateria do relógio e retire-a. Se a caixa do relório for fechada, remova os parafusos que prendem o painel traseiro com a chave de fenda apropriada.

  2. Abra o painel frontal (ou retire o vidro), se o relógio tiver um.

  3. Retire o ponteiro de segundos do eixo central por puxá-lo para fora com os dedos. Segure na bucha central do ponteiro, para evitar que quebre ou entorte.

  4. Remova a porca de retenção do ponteiro dos minutos com os dedos. Gire a porca no sentido anti-horário, segurando o ponteiro dos minutos perto de seu centro, com a outra mão. Se a porca estiver apertada, solte-a com um alicate.

  5. Remova o ponteiro dos minutos de seu eixo.

  6. Remova o ponteiro das horas, girando-o levemente em qualquer direção e puxando-o para frente. Segure o ponteiro das horas na sua bucha central ao puxá-lo.

  7. Desaperte a porca de retenção da máquina do relógio de quartzo no sentido anti-horário com o alicate, até que se solte. Acabe de retirar a porca com os dedos. Segure a máquina do relógio de quartzo na parte traseira à medida que retira a porca.

  8. Remova a máquina do relógio de quartzo.

  9. Localize as abas de fixação em ambos os lados da máquina do relógio de quartzo.

  10. Insira a ponta de uma chave de fenda de relojoeiro nas travas das guias de retenção e tente erguê-las apenas o suficiente para soltá-las.

  11. Segure a máquina do relógio de quartzo horizontalmente na mão, porque uma vez que as guias se soltem as duas metades podem ser separadas. Levante lentamente a metade superior da inferior.

  12. Retire com uma pinça cada engrenagem plástica de suas respectivas buchas.

  13. Use a pinça para retirar os dois terminais de contato da bateria.

  14. Localize as presilhas que prendem a placa de circuito impresso. Dobre as presilhas com a chave de fenda de relojoeiro e retire a placa da carcaça da máquina, completando a desmontagem.

O que você precisa

  • Chave Phillips
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Chave de fenda de relojoeiro
  • Pinça de relojoeiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article