Quais cores são adequadas para um hall de entrada?

Escrito por deborah stephenson | Traduzido por paula soares
Quais cores são adequadas para um hall de entrada?
Escolher a cor do hall de entrada pode não ser tão fácil quanto parece (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Pintar um hall de entrada pode parecer um trabalho muito simples. Na verdade, ele é um espaço único. Ele não apenas une os ambientes e funciona como um corredor como também ajuda a fazer transições sutis de decoração de um ambiente para o outro, além de muitas vezes servir como uma porta de entrada da sua casa. Escolher as cores certas para este espaço contribuirá para a harmonização de todos os ambientes e dará aos visitantes uma primeira impressão memorável.

Proporções

Antes de escolher as cores, leve em conta as proporções do hall. Um hall longo e estreito ou muito pequeno, com um teto muito baixo ou muito alto, pode ser um dilema de decoração. Felizmente, muitos truques de pintura podem ajudá-lo a lidar com estas questões, então você não vai precisar de uma reforma cara para criar o efeito perfeito.

Pinte halls excessivamente largos com cores quentes ou cores douradas, como amarelos, tons de pêssego, de terra ou de vermelho, para que a área pareça menor e mais aconchegante. Tente terracota ou um vermelho suave para um efeito dramático ou um pêssego com detalhes brancos para uma sensação aconchegante.

Um hall longo e estreito corredor irá se beneficiar do uso de azuis, verdes ou de cores neutras e frios nas suas longas paredes, com a aplicação de cores quentes e contrastantes nas extremidades. Cores frias recuam, ampliando o espaço e dando ao salão um aspecto mais amplo, enquanto as cores quentes em cada extremidade irão fazer saltar para a frente, diminuindo a distância. O resultado será um espaço visualmente mais amplo e mais curto. Uma combinação atraente de cores pode ser pintar as paredes laterais de azul claro, as extremidades com um tom de damasco e os rodapés e acabamentos em cinza.

Traga tetos muito alto para baixo utilizando uma escala de cores quentes e escuras, técnica particularmente eficaz se a cor do teto segue por uma curta distância pelas paredes, que devem ser pintadas com uma cor contrastante para fazê-las parecer mais baixas. Por outro lado, aplicar uma cor pálida em ambas as paredes e no teto irá distancia-los e tornar o espaço mais amplo. De acordo com Jessica Ackerman, redatora sênior da revista americana "Wall Decor and Home Accents", "para fazer todo o espaço parecer maior, pinte o teto apenas um tom mais claro do que o tom das paredes. Clarear as paredes progressivamente, indo do chão ao teto, faz com a área se expanda."

Transições

Se o seu hall une ambientes com temas ou decorações muito diferentes, considere um esquema de cores neutras com alguns detalhes contrastantes seguindo as cores de cada ambiente. Uma forma de fazer isso é pintando a área de branco ou cinza, com uma rodapé contendo elementos de cor de todos os ambientes. Você também pode usar essas cores em um aparador ou objeto de decoração.

Uma outra alternativa é não tentar combinar as cores , mas escolher um esquema de cores que complemente todas as outras. Por exemplo, se um quarto está pintado de azul e amarelo e o outro quarto no fim do corredor é rosa, você pode tentar usar um verde claro e neutro no corredor. Azul e amarelo se combinam para criar o verde, enquanto o rosa é na verdade um vermelho bem claro, cor oposta ao verde e, portanto, seu complemento. Una os três ambientes com um rodapé branco, neutro e fresco, que transite sem problemas de um ambiente para o outro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível