on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as fases do ciclo de vida do louva-a-deus?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os louva-a-deus são facilmente reconhecíveis por sua postura, que faz com que pareçam estar orando. São principalmente predadores de emboscada. Eles atacam rapidamente as presas, que variam desde pulgões e moscas até pererecas e pequenos pássaros ou até mesmo outros de sua espécie. Um louva-a-deus costuma viver de seis meses a um ano.

Os louva-a-deus podem viver até um ano (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ovos

Pouco antes do inverno, um louva-a-deus fêmea põe entre 100 e 400 ovos em um local seguro, como um galho ou uma folha. Os ovos são colocados em um saco chamado ooteca. Ao longo do inverno gelado, os ovos permanecem dentro da carapaça dura da ooteca. No início da primavera, as ninfas eclodem dos ovos.

Loading...

Ninfas

As ninfas ficam perto do seu saco de ovos, procurando por comida nas proximidades. Alimentam-se de insetos pequenos como moscas-das-frutas, mas podem se devorar umas às outras se não houver alimento disponível. As ninfas, com cerca de 4 mm de comprimento, parecem versões minúsculas de louva-a-deus adultos sem asas. Elas enfrentam ameaças umas das outras, de insetos maiores e também do próprio processo de muda. As ninfas trocam de pele cerca de seis vezes antes de alcançarem a próxima fase de suas vidas no final da primavera.

Adolescentes

Embora os louva-a-deus adolescentes estejam agrupados com os adultos, somente os adolescentes ainda podem ser observados de vez em quando no processo de muda. Os louva-a-deus adolescentes são bem maiores do que as ninfas e se alimentam de insetos maiores, como grilos. Eles ainda podem atacar uns aos outros. O processo de muda continua quase doze vezes durante esse período, que acaba por volta do início do verão.

Maturidade

Os louva-a-deus se tornam adultos quando alcançam o final do seu período de muda e atingem o seu tamanho completo, que varia de 1 a 30 cm. O tamanho exato depende da espécie de louva-a-deus, com a fêmea sendo maior e tendo um abdômen mais pesado que os machos. Esses insetos possuem a habilidade de se camuflar ao imitar a cor da planta em que vivem. Os adultos se alimentam de pássaros pequenos, camundongos e tritões. Essa também é a fase em que os louva-a-deus acasalam e procriam. As fêmeas adultas costumam comer a cabeça de seus parceiros primeiro durante o processo de acasalamento. A maioria dos louva-a-deus fêmeas morrem duas semanas após pôr os ovos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...