Quais são os perigos de fiação branca no "terra"?

Escrito por tony oldhand | Traduzido por dão neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de fiação branca no "terra"?
O fogo é um perigo em casas com fiação inadequada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Na fiação de casa, a cor preta é "quente", o branco é "neutro", e verde ou um fio desencapado é "terra". Se você olhar para dentro de um painel de disjuntores, o neutro e terra estão ambos ligados à tiras comuns combinadas, geralmente ligadas à parte de trás do painel. Pelo fato de o fio terra e neutro serem eletricamente ligados, leigos inexperientes erroneamente concluem que eles são o mesmo circuito. Na realidade, eles não são. O fio neutro normalmente transporta corrente, enquanto o terra nunca deve levar corrente. De acordo com as práticas aceitas de fiação, neutro e terra nunca devem ser misturados. Isso convida a uma variedade de perigos, incluindo até os incêndios eléctricos. Se você suspeitar de uma inversão de neutro-terra, tenha o sistema elétrico verificado por um eletricista licenciado ou qualificado.

Outras pessoas estão lendo

Disjuntor danificado

Disjuntores são projetados para desativarem quando um curto acontece entre quente e neutra. O objetivo do fio terra é desviar o aumento momentâneo para a haste de terra. Se o os fios terra e neutros são invertidos, o pico de tensão pode ser "retroalimentado" para o disjuntor. O efeito final é que o disjuntor pode ser danificado internamente, e pode não funcionar adequadamente na próxima vez.

Perigo de mal-funcionamento do ICFT

Um Interruptor do Circuito por Falha do Terra (ICFT) é um tipo especializado de disjuntor encontrado instalado em áreas molhadas, como banheiros ou em torno de piscinas. Quando o disjuntor pressente um surto de tensão no fio terra, este dispara. O eletricista Tomi Engdahl aponta que desde o fio terra não deve levar nenhuma corrente, os ICFT detecta a tensão, e pode desarmar constantemente. Por outro lado, alguns ICFTs não desarmam de forma alguma quando deveriam. O efeito final é que há um risco grave de electrocussão presente se houver mau funcionamento ICFT quando o momento crítico vem para que ele funcione corretamente.

Perigos de eletrodomésticos

Eletrodomésticos, como geladeiras, são projetados para detectar a corrente sobre o fio quente e o neutro. O fio terra está internamente ligado diretamente ao chassi do aparelho. Se o neutro e o terra estão invertidos, a eletricidade é retroalimentada através do chassi do aparelho. O resultado final é o armário exterior, incluindo o puxador, tendo eletricidade fluindo através. Se você está em pé sobre um piso úmido descalço, a electrocussão é um perigo muito real se você pegar a alça de metal.

Outro efeito é o refluxo de energia eléctrica através do chassis, o que é muito difícil para os componentes internos, tais como motores ou compressores. Como resultado, a longevidade do aparelho está severamente reduzida.

Perigo de loop no "terra"

Todos os fios "terra" de uma casa ou edifício deve ter zero volts. Se um neutro e terra são revertidas em parte do prédio, os fios terra possuem tensões sobre eles. Isso provoca uma condição de loop no "terra". Um loop no "terra" são diferentes níveis de tensão em diferentes pontos de aterramento. Desde que alguns "terra" possuam tensões, alguns aparelhos não irão funcionar corretamente, particularmente aparelhos de áudio, tais como amplificadores. Você pode ouvir um zumbido constante vindo dos alto-falantes. Além disso, os loops no terra são muito difíceis em componentes eletrônicos internos, que, ao longo do tempo, acabarão por destruir eletrônicos sensíveis.

Perigo de incêndio na parte elétrica

Incêndios nas partes elétricas são um perigo muito real quando os fios terra e neutro estão invertidos. O Dr. V. Babrauskas, palestrando na Seventh International Fire & Materials Conference em San Francisco em 2001, descreveu as condições que levam a um incêndio na parte elétrica. Babrauskas, citando estudos exaustivos, detalhou como a uma falha de neutro ou terra flutuante leva a incêndios. Um neutro flutuante é uma condição na qual o fio neutro da casa não está diretamente ligado ao neutro principal na rede do transformador. Condições de sobretensão desenvolvem entre os fios quentes no transformador, levando a um incêndio em casa.

A falha no fio terra é um defeito no sistema de aterramento. Babrauskas assinalou que devido a tensão estar fluindo onde deveria não, ela pode criar faíscas incendiando materiais inflamáveis. Muitas casas mais antigas tinham o fio terra principal ligada a tubos, até mesmo à linhas de gás natural. Se a voltagem flui através de uma linha de gás natural, as faíscas provocadas pela eletricidade estática podem inflamar o gás.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível