Conhecimento

Quais são os símbolos do genograma?

Escrito por colleen mchugh | Traduzido por angela spada
Quais são os símbolos do genograma?

Um genograma é um gráfico que demonstra a dinâmica e relações familiares por meio de símbolos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Um genograma é uma representação visual dos membros de uma árvore genealógica, assim como das condições e dinâmicas que governam suas vidas. Segundo o site Multicultural Family Institute, ele possibilita a compreensão da unidade familiar sistêmica. Para demonstrar esses conceitos, utiliza primariamente símbolos, mas palavras podem ser acrescentadas para uma maior clareza de entendimento, se necessário. Monica McGoldrick, assistente social, foi a pioneira na elaboração do genograma e seus símbolos. Embora muitos símbolos usados sejam padronizados, existem variações; portanto, a inclusão de seus significados é vital.

Os símbolos básicos

O primeiro conjunto de símbolos usados em um genograma define a demografia básica dos membros da família. Um círculo representa uma mulher, enquanto um quadrado representa um homem. Quando empregados como ferramentas em ambientes terapêuticos, os genogramas usam um quadrado dentro de um quadrado ou um círculo dentro de um círculo para mostrar a pessoa-alvo, que é aquela que será ajudada por eles; normalmente esta é o cliente. Entretanto, um triângulo que aponta para baixo, contendo um círculo ou um quadrado, indica uma pessoa homossexual; se o triângulo for pontilhado, representa uma pessoa bissexual. Assim como um gráfico de linhagem usa linhas retas, sólidas, para separar gerações e conectar pessoas, o genograma parte do mesmo princípio.

Símbolos que mostram como os membros estão relacionados

Os genogramas usam linhas retas para mostrar como as pessoas em uma árvore genealógica estão relacionadas. Uma árvore genealógica começa com a terceira geração mais velha no topo -- os avós, por exemplo. Um quadrado à esquerda, representando o avô, conectado por uma linha reta horizontal a um círculo à direita, representando a avó, mostra que eles são casados. Uma linha vertical descendo da linha do casamento representa um filho; mais uma vez, um quadrado na base da linha vertical representa um filho do sexo masculino; e um círculo, uma filha. Cada descendente tem sua própria linha vertical. Esse sistema de representação continua a descer para cada geração.

Símbolos que mostram tipos de relacionamentos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O genograma básico usará diferentes tipos de linhas entre os membros de uma árvore genealógica para mostrar diferentes tipos de relacionamentos. Uma linha sólida, que conecta duas pessoas horizontalmente, indica um relacionamento conjugal. Uma linha tracejada entre duas pessoas indica um relacionamento não matrimonial, coabitação. Uma linha sólida com uma linha tracejada imediatamente acima representa um relacionamento sério entre parceiros que vivem separados.

Símbolos que mostram a qualidade dos relacionamentos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Os genogramas utilizam todo o espaço disponível do gráfico. O uso de linhas, símbolos e palavras cruza múltiplas gerações e mostra a dinâmica entre os membros da família. Por exemplo, desenhar uma linha entre um pai e um filho com a linha dividida em duas representa um relacionamento cortado. Da mesma forma, desenhar uma linha dividida entre dois irmãos mostra que eles são distantes. Para mostrar que uma filha tem um relacionamento tenso com sua mãe, mas um relacionamento íntimo com sua avó, desenhe uma linha sinuosa, em forma de "v", entre a mãe e a filha, e duas linhas paralelas entre a avó e a neta.

Símbolos que mostram condições de saúde

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

As condições de saúde representadas no genograma têm potencial para salvar uma vida. Informações médicas acrescentadas a ele com o uso de cores e/ou linhas desenhadas dentro da forma da pessoa afetada serve para informar às futuras gerações sobre quais condições podem lhes ser transmitidas. Um programa de software, usado para criar genogramas, indica diabetes pelo sombreado em verde no quarto inferior esquerdo do círculo ou quadrado da pessoa afetada. Monica McGoldrick é mais ampla em seu uso de símbolos para designar problemas médicos ou psicológicos: seu método mostra esses problemas pelo sombreado na metade esquerda da forma da pessoa afetada e escrevendo qual é a condição. Os transtornos mentais também são identificáveis em um genograma. Segundo McGoldrick, desenhar um sinal de mais no círculo ou quadrado e sombrear seu quadrado inferior esquerdo indica que a pessoa está em recuperação de abuso de substâncias.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media