Quais tecidos podem ser usados para fazer pop filters?

Escrito por scott shpak | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais tecidos podem ser usados para fazer pop filters?
Um pop filter impede sons explosivos, como "T" e "P", de chegarem ao microfone (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não há dúvidas de que os vocalistas são as peças centrais da música contemporânea. Um bom desempenho em uma apresentação requer um equilíbrio entre técnica e emoção. Quando um engenheiro se depara com um cantor emotivo, é seu papel minimizar os problemas técnicos e capturar a paixão da performance. Assim, os pop filters - ou filtros para microfone - são essenciais no processo de gravação e estúdios caseiros frequentemente fazem suas próprias peças deste acessório.

Outras pessoas estão lendo

Nylon

As escolhas mais populares de tecido para pop filters caseiros são aqueles das meias-calças ou meias de nylon. O material estica-se facilmente, alcançando tamanhos razoáveis e proporcionando imediatamente uma camada dupla de material com espaço para passagem do ar, além de afetar muito pouco a gama das frequências transmitidas. As camadas de nylon bloqueiam os excessos de circulação de ar, impedindo rajadas diretas e difundindo a energia. Embora esticado, o material não é apertado o suficiente para ressoar em uma frequência audível, nem tão frouxo a ponto de vibrar.

Espuma

Embora não sejam tecnicamente um tipo de tecido, espumas de várias espessuras podem ser usadas como pop filters. Muitos microfones são vendidos com meias de espuma que se encaixam perfeitamente sobre eles, agindo também como protetores contra poeira. A espuma tem a mesma função que o nylon, embora não seja tão eficaz; além disso, ela não é acusticamente transparente. Ela bloqueia também algumas frequências altas, mas isso pode ser útil se você estiver trabalhando com um cantor com muita sibilância em sua voz. Sons muito fortes de "S" podem ser reduzidos, assim como estalos de consoantes oclusivas.

Tecido de trama aberta

Qualquer tecido de trama aberta deverá ter pouco efeito sobre a frequência do som transmitido. No entanto, estes tecidos podem não reduzir a passagem de ar em níveis suficientes para evitar estalos de sons explosivos. Para testar a eficácia de um tecido, sopre através dele. A maior parte de sua respiração - mas não toda - deve ser bloqueada. Alguns efeitos acústicos podem também ser gerados caso a passagem de ar seja completamente bloqueada e, como acontece com a espuma, isso pode ter alguns efeitos positivos em certos tipos vocais.

Pelo sintético

Ao trabalhar ao ar livre, o sopro do vento sobre o microfone poderá ser um problema, visto que ele irá criar transientes de baixa frequência. Equipes que trabalham com notícias costumam usar microfones direcionais cobertos com meias de pelo sintético. O comprimento do pelo dissipa mais agressivamente o ar batendo no microfone. Para um projeto caseiro, verifique se o material a ser utilizado tem boa capacidade de transmissão de som. A menos que você faça gravações ao ar livre com frequência, pop filter caseiros feitos com pelo sintético são desnecessários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível