Mais
×

Sintomas de superexposição a vapores de tinta

Atualizado em 20 julho, 2017

Os riscos de exposição a vapores de tinta são geralmente associados a tintas à base de óleo, que são principalmente usadas ao ar livre. Tintas látex produzem menos vapores, e portanto, são recomendadas para uso interno. Mesmo que as tintas à base de óleo devam ser usadas ao ar livre, seus vapores podem entrar em construções e deixar as pessoas doentes. Tanto as tintas látex quanto as à base de óleo devem ser usadas em espaços bem ventilados para evitar complicações.

Usar máscara e garantir ventilação adequada pode evitar a exposição a vapores tóxicos (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Contato direto

Espirrar tinta dentro ou em volta dos olhos pode causar irritações sérias no olho. Se entrar tinta no olho, você deve lavá-lo imediatamente com água corrente por alguns minutos, e então procurar ajuda médica o mais rápido possível. Se a tinta entrar em contato direto com a pele, também pode haver irritação ou rachaduras por ressecamento. Certifique-se de lavar bem a pele ao terminar a pintura.

Inalação

Inalar vapores de tinta por um longo período pode levar a súbitas dores de cabeça, náusea, fadiga, tontura e confusão mental. Se sentir estes sintomas, deve sair do local imediatamente. Respirar ar fresco por 15 a 20 minutos deve melhorar a maioria dos sintomas. Se persistirem, procure um médico.

Efeitos a longo prazo

Exposição recorrente aos vapores de tinta por um longo prazo pode causar efeitos danosos ao corpo. Inalação frequente de vapores de tinta pode levar a deficiências no sangue e danos aos órgãos, principalmente aos rins, cérebro e fígado. Se você se expor regularmente a estes vapores em seu trabalho ou casa, deve investir em sistemas de ventilação adequada e usar máscara ao aplicar a tinta.

Prevenção

Evitar exposição perigosa a vapores de tinta é simples. Ao pintar um cômodo da casa, abra todas as portas e janelas. Coloque um circulador de ar na janela a fim de soprar os vapores tóxicos para fora e não para outros cômodos da casa. Mantenha o ventilador ligado por dois dias após a pintura ou até que ela esteja totalmente seca. Se estiver pintando do lado de fora da casa, certifique-se de que não hajam ventos soprando de fora para dentro da casa. Se começar a sentir os sintomas, considere deixar a casa até que a pintura tenha terminado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article