Saúde

Quais são os tratamentos para a tuberculose resistente?

Escrito por michael wolfe | Traduzido por samuel silva
Quais são os tratamentos para a tuberculose resistente?

A tuberculose resistente é uma estirpe da doença que resiste ao tratamento por droga

De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), a tuberculose resistente a drogas é uma doença causada pela tuberculose normal presente no organismo que desenvolve uma resistência a pelo menos um medicamento comumente usado para combater a doença. A tuberculose multirresistente é resistente a mais do que um desses medicamentos, e também aos fármacos de isoniazida e rifampicina. Devido a essas complicações, o tratamento de uma estirpe resistente à droga de tuberculose difere significativamente do tratamento de uma estirpe normal. O CDC alerta que um especialista deve ser consultado em todos os casos de tuberculose resistente aos medicamentos.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O CDC afirma que os médicos devem tratar a tuberculose como tuberculose multirresistente se houver suspeita de estirpe, mesmo que isso não possa ser imediatamente confirmado. A tuberculose fármaco-resistente pode ser identificada positivamente através de vários testes de suscetibilidade a drogas. No entanto, esses testes podem demorar semanas, e atrasar o tratamento adequado para esse período de tempo coloca o paciente em risco grave. Portanto, o tratamento para a tuberculose multirresistente deve ser iniciado assim que a presença da doença seja suspeita por um especialista familiarizado com os seus sintomas e padrões de exposição.

Tratamento básico

Os tratamentos para a tuberculose resistente aos medicamentos são centrados em torno da administração de drogas que a estirpe do paciente ainda não tenha mostrado resistência, de acordo com um relatório de co-autoria do CDC. O CDC aconselha os médicos a utilizarem pelo menos três fármacos em combinação, com, pelo menos, um deles sendo um agente injetável. No entanto, mais do que três é aconselhado, já que esquemas com 4 a 6 drogas demonstraram os resultados mais promissores.

Quimioterapia

A quimioterapia também pode ser utilizada para tratar a tuberculose resistente a drogas, segundo relata o CDC. A quimioterapia é destinada para matar rapidamente as bactérias, minimizar as possibilidades da estirpe bacteriana e o desenvolvimento de resistência aos fármacos, esterilizando os tecidos do paciente. Esse tratamento, combinado com a administração de medicamentos, deve durar seis a nove meses.

Consideração especial

De acordo com o CDC, a consideração especial deve ser tomada no tratamento de certos tipos de pacientes, incluindo crianças, mulheres grávidas e pessoas infectadas com o HIV. Para as crianças, é recomendada uma consulta com um especialista no tratamento da tuberculose pediátrica. Quanto ao tratamento de mulheres grávidas, recomenda-se que um perito seja consultado porque alguns fármacos anti-tuberculose podem causar danos ao feto. O tratamento de doentes infectados com HIV é também complicado pela pressão sobre o sistema imunológico do doente e requer o conhecimento de como administrar o HIV e a tuberculose, bem como uma tomada de consciência de interações entre os medicamentos utilizados para o tratamento de cada uma das doenças.

Resultados

De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, altas taxas de sucesso foram relatadas entre os pacientes não infectados pelo HIV tratados com uma combinação de drogas. O estudo descobriu que 66% dos pacientes com tuberculose multirresistente e 60% dos pacientes com tuberculose extensivamente resistente (definida como a tuberculose com resistência demonstrada para quase todas as drogas anti-tuberculose) foram curados quando tratados com cinco ou mais medicamentos para os quais não havia resistência demonstrada. No entanto, as taxas de sucesso para pacientes infectados com o HIV foram muito menores.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media