on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais as vantagens das chupetas sem látex?

Seja lá como você chame as chupetas de seu bebê, há mais fatores a considerar ao comprar uma chupeta além dos que você imagina. O tamanho e formato lhe dirão se oferece risco do seu bebê engasgar. O material do plástico mais macio, do bico (geralmente feito de silicone ou de látex) pode afetar a segurança, conforto e durabilidade. Por último, mas não menos importante, há argumentos a favor e contra a chupeta.

Nem todas as chupetas são iguais (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Vantagens do uso de chupeta

Chupetas oferecem vários benefícios a seu bebê. O mais óbvio é o efeito calmante que elas têm. Se seu bebê estiver sentindo cólicas, uma chupeta pode aliviar o desconforto. Mordedores (um tipo de chupeta, mas diferente) também ajudam a aliviar as dores do bebê. Estudos recentes revelaram uma conexão entre o uso de chupeta e uma incidência reduzida da Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI).

Loading...
Chupetas podem aliviar a dor e até mesmo reduzir o risco da SMSI (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Desvantagens do uso da chupeta

O uso diário da chupeta é associado a maiores riscos de infecções do ouvido médio; problemas intestinais, como vômitos, diarreia e cólica; problemas dentários, especificamente relacionados ao desenvolvimento dos dentes permanentes; e atraso ou deficiências da fala. Os pais podem controlar esses problemas em potencial limitando o uso da chupeta aos cochilos durante o dia e à hora de dormir à noite. Essa é a melhor maneira de obter os benefícios da relação entre o uso da chupeta e a incidência reduzida da SMSI, evitando ao mesmo tempo os potenciais problemas do hábito.

Deixar seu bebê dormir com uma chupeta pode diminuir os riscos da SMSI (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Chupetas com bico de látex

O látex — um líquido derivado de seringueiras — é usado para fazer itens domésticos comuns, incluindo os bicos de chupetas. Eles são mais flexíveis e, por isso, mais macios para a boca do bebê. Entretanto, por isso mesmo, eles se gastam mais rapidamente e precisam ser substituídos com mais frequência que os de silicone. Um problema mais sério é que eles podem causar uma reação alérgica. A vulnerabilidade do seu bebê desenvolver uma alergia ao látex aumenta se ele for exposto repetidamente à substância, devido ao uso de chupetas ou exposição a outros produtos com látex, como luvas de borracha usadas em consultórios médicos e hospitais.

Chupetas de látex são mais macias para a boca da criança, mas podem causar uma reação alérgica (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Chupetas com bico de silicone

A vantagem mais óbvia de chupetas com bico de silicone é que elas não causam alergia ao látex. Também são mais rígidas e fáceis de limpar, e não retêm odores. Já que não são tão macias quanto as de látex, pode ser que o bebê as rejeite.

Chupetas de silicone não precisam ser substituídas com frequência, mas pode ser que seu bebê não goste tanto delas quanto as de látex (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

Além do bico: algumas advertências

Há mais fatores a considerar ao escolher a chupeta certa para seu bebê. O tamanho também é importante. Chupetas são vendidas em dois tamanhos: para bebês com menos de 6 meses, e com seis meses ou mais. O suporte deve ter pelo menos 3 cm, para que seu bebê não possa engolir a chupeta e engasgar. Também é importante assegurar que ele tenha furos para ventilação, que permitam a circulação de ar. Isso evita irritações, causadas pela saliva que fica entre a mamadeira e a pele do bebê.

O suporte de chupeta mais seguro tem furos de ventilação e grande demais para que o bebê coloque-a inteira na boca (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...