Quanta energia uma turbina eólica industrial produz?

Escrito por david barber | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanta energia uma turbina eólica industrial produz?
As turbinas eólicas estão ficando mais poderosas (wind turbine image by MAXFX from Fotolia.com)

A energia produzida por turbinas industriais eólicas de grande porte, como as localizadas em Altamont Pass, Tehachapi e San Gorgonio na Califórnia, Estados Unidos, varia muito. Em vez de gerar eletricidade 24 horas por dia, essa energia depende do tamanho da turbina, sua altura e da velocidade do vento.

Outras pessoas estão lendo

Como funcionam

As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia elétrica por meio do torque rotacional que gira um gerador construído dentro das turbinas. Uma torre mais alta captura os ventos mais calmos e as pás maiores captam mais desse vento. Com geradores internos maiores, são necessárias pás maiores e ventos mais fortes. Obviamente, o vento é intermitente e variável, portanto uma turbina eólica produz energia conforme sua capacidade ou acima dela somente 40% do tempo.

Confiabilidade

Quando as turbinas eólicas não estão desligadas para manutenção ou quando o vento está entre 8 e 88 km/h, elas podem produzir eletricidade de modo confiável. Mesmo se a velocidade do vento estiver em torno de 48 km/h, as turbinas podem funcionar, embora a quantidade de energia gerada seja muito pequena. Por isso, elas produzem conforme sua capacidade média ou acima dela cerca de 40% do tempo, mas geram pouca ou nenhuma energia cerca de 60% do tempo.

Capacidade

Os fabricantes medem a energia elétrica máxima ou nominal das turbinas eólicas em megawatts (MW). Um MW equivale a um milhão de watts. A GE é um dos principais fornecedores de turbinas eólicas do mundo, com mais de 13.500 instaladas ao redor do globo. A empresa constrói turbinas com capacidades nominais que variam de 1,5 a 4 MW. Outras empresas têm uma ampla variedade de classificações, incluindo a Blansko: 1-3 MW, Fuhrlander: 2,500 kilowatt (kW), Vergnet: 3,000 kW, Vestas: 3,000 kW e Gamesa: 2 MW.

Potência de pico

Toda turbina eólica industrial tem uma faixa de velocidades de vento, tipicamente de 48 a 88 km/h, na qual produzirá em sua capacidade nominal ou máxima. Com ventos mais fracos, a produção cai drasticamente. Na verdade, se a velocidade do vento diminuir pela metade, a geração de eletricidade reduz para um fator de oito. Em média, as turbinas eólicas não geram nem perto de sua capacidade. A indústria de turbinas eólicas estima uma produção anual de 30 a 40 por cento, mas os dados coletados das turbinas em operação indicam que o uso mais comum fica entre 15 e 30 por cento da capacidade nominal.

Potência do parque eólico

Centenas de turbinas eólicas industriais individuais são agrupadas nos parques eólicos. Isso significa que a produção total pode competir com as usinas elétricas tradicionais. No estado americano de Idaho, por exemplo, o maior projeto de parque eólico atualmente em construção, serão utilizadas 122 turbinas da GE de 1,5 MW, com capacidade para gerar 183 MW, o suficiente para abastecer cerca de 39.700 lares nesse estado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível