Mais
×

Como randomizar uma lista

Atualizado em 17 abril, 2017

Devido à maioria das listas estarem em ordem alfabética, percebe-se muito mais os nomes que começam com a letra "A" do que os que começam com "Z". O problema é que uma lista nesse estilo pode ser injusta ou chata. Entretanto, é possível melhorá-la através da randomização. Embora os computadores modernos tenham acesso fácil a muitos geradores de números aleatórios, os geradores de listas são mais difíceis de encontrar. Porém, com um gerador de números aleatórios e uma planilha, você poderá randomizar sua lista.

Instruções

Crie listas com valores aleatórios (Jason Reed/Photodisc/Getty Images)
  1. Enumere a lista por linhas na planilha. Escreva cada item da lista na linha respectiva, colocando todos eles na mesma coluna. No final, você terá preenchido "n" linhas, onde "n" é o número de itens da lista.

  2. Gere números aleatórios na próxima coluna. Na coluna ao lado dos itens, disponha um número para cada célula. Permita que a gama de valores randômicos escolhidos possa ser muito maior do que "n", para que seja extremamente improvável que dois números iguais sejam gerados. A maioria dos programas de planilhas têm uma função geradora de números randômicos. Por exemplo, no Excel, digite: "=ALEATÓRIO()*N" (sem aspas), onde "N" é um número maior do que "n". Digite esse comando em cada célula da coluna.

  3. Reordene a lista. Agora que cada item tem um valor randômico associado a ele, a lista poderá ser aleatória e reorganizada. Selecione ambas as colunas simultaneamente e execute o comando "Ordenar". O usuário será requisitado a escolher o critério de ordenação da lista. Quando o comando for executado, a lista será ordenada pelos números randômicos. Agora, você tem uma lista aleatória.

Dicas

  • Alguns sites realizam a randomização pelo usuário.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article